Expulsão de Benítez anulada e punição ao árbitro: o que pede o SPFC ao STJD
O São Paulo entrou ontem (10) com o pedido para que a expulsão de Martín Benítez, durante a partida contra o Athletico, pelo Brasileirão, seja anulada. O clube alega que a regra do futebol não foi cumprida no lance.
A expulsão de Benítez aconteceu aos 36 minutos do segundo tempo. Enquanto se dirigia para a área de aquecimento, o meia argentino chutou a bola que estava na marca do escanteio.
Na súmula, o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima afirmou ter expulsado o argentino por ter retardado o reinício da partida. "Informo que a atitude do atleta gerou um tumulto entre os jogadores de ambas as equipes. Ao solicitar a saída do atleta, o mesmo se recusou a deixar as dependências do campo de jogo, retardando a continuidade da partida em 5 minutos", prosseguiu. Em outra parte, o árbitro afirmou ter pedido para a polícia retirar Benítez do banco de reservas, mas não foi atendido.
O item 3 do intertítulo "Faltas e Incorreções" do manual de regras do futebol indica que Benítez deveria ter recebido um cartão amarelo. "Um substituto ou um jogador substituído deve ser advertido com cartão amarelo por: retardar o reinício do jogo; discordar das decisões da arbitragem com palavras ou ações; entrar ou regressar no campo de jogo sem autorização do árbitro; adotar conduta antidesportiva; entrar na área de revisão do árbitro; fazer, insistentemente, o sinal de revisão".
O que pede o São Paulo:
O São Paulo fez uma série de pedidos para o STJD. O mais urgente pede um efeito suspensivo para que Benítez não precise ficar fora do jogo contra o Grêmio enquanto o tema é analisado pelo tribunal. "Determinando, ainda, que seja retirada qualquer restrição que possa existir no sistema de gestão de súmulas da CBF em relação a suspensão automática".
Na sequência, o time paulista pede para que a expulsão seja revogada de maneira definitiva. Além disso, solicita que o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima seja denunciado por "eventual infração disciplinar".
O São Paulo quer que a CBF envie os áudios e os vídeos da comunicação do árbitro de vídeo no momento da expulsão de Benítez. Na sequência, que Jean Pierre seja intimado a depor na ação que analisará o cartão vermelho de Benítez.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.