Topo

Grêmio confirma vendas de Ruan e Matheus Henrique ao Sassuolo, da Itália

Lucas Uebel/ Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/08/2021 14h57

O Grêmio anunciou oficialmente hoje (11) as transferências de Ruan e Matheus Henrique ao Sassuolo, da Itália. Em nota oficial, o clube gaúcho confirmou o acerto obtido há semanas com os dirigentes italianos. O zagueiro permanece em Porto Alegre até dezembro, mas o volante sequer volta a jogar com a camisa do time gremista.

Aos 23 anos, Matheus Henrique assina inicialmente um contrato de empréstimo até junho de 2022. O Sassuolo vai adquirir o 100% dos direitos econômicos do volante depois disto. Aos 22 anos, Ruan segue no Grêmio, por empréstimo, até o fim do ano.

O Grêmio mantém 10% de mais-valia em possível negócio futuro, tanto de Matheus Henrique quanto de Ruan.

O comunicado oficial do Grêmio não cita os valores, mas segundo apurou o UOL Esporte a operação envolveu 15 milhões de euros (cerca de R$ 91 milhões na cotação atual). A saída de Matheus Henrique se deu por 10 milhões de euros e mais gatilho de rendimento de três milhões de euros. A liberação de Ruan foi fechada por cinco milhões de euros.

Além deles, o Grêmio negociou recentemente outros dois jogadores. O meia chileno César Pinares fechou com o Altay Spor, da Turquia, e o clube gaúcho recebeu cerca de 1 milhão de dólares pela transferência. E atacante Léo Chu assinou com o Seattle Sounders, dos Estados Unidos. Cerca de 2,25 milhões de dólares entraram para os cofres gremistas no negócio.