Topo

Grêmio vê goleiro brilhar e tem dúvida sobre volta de Brenno ao time

Reprodução/Grêmio
Imagem: Reprodução/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/08/2021 04h00

Brenno voltou dos Jogos Olímpicos de Tóquio com a medalha de ouro no peito e as luvas prontas para reassumir o lugar no time do Grêmio debaixo das traves. Mas o desempenho do substituto no mês de ausência não passou em branco. Pelo contrário, Gabriel Chapecó salvou o time em mais de uma oportunidade e cresceu tanto que gerou cenário inimaginável até poucas semanas atrás.

Felipão tem dúvida sobre qual jovem vai ser o goleiro titular. O próprio Felipão chegou a pedir a contratação de um goleiro experiente logo que chegou ao Grêmio. Aos poucos, o treinador viu que não seria necessário.

A pedido do UOL Esporte, o site SofaScore fez comparação entre os dois goleiros (confira o comparativo abaixo). Os números apresentam vitórias para os dois lados em atributos decisivos. Segundo levantamento estatístico, Brenno acumula mais defesas e defesas difíceis, na comparação com Gabriel Chapecó. São 62 intervenções contra 42. E 23 defesas difíceis contra 13 de Chapecó. O goleiro da seleção olímpica, no entanto, perde quando o índice é jogos sem levar gols (50% contra 28%) e viu Gabriel Chapecó defender pênalti contra o Fortaleza.

Chapecó atuou em todas as partidas do Grêmio sob comando de Scolari. No primeiro jogo com o treinador, foi herói no empate com o Internacional. Em plena Arena do Grêmio, o goleiro de 21 anos fez três defesas difíceis e salvou o time da derrota.

Ao todo, Gabriel Chapecó tem 14 jogos pelo Grêmio na temporada. Com 11 gols sofridos. Diante da Chapecoense, na segunda-feira (9), fez outra defesa decisiva. Com Brenno nos camarotes, o goleiro que chegou a ser quinta opção em 2020 salvou o time de levar 2 a 0 com menos de 10 minutos de partida.

Brenno volta depois de fazer parte do elenco da seleção brasileira no Japão. Reserva de Santos, o jogador do Grêmio chegou à Tóquio também pela grande sequência no início da atual temporada. São 25 jogos pelo time gaúcho e 26 gols sofridos.

É preciso voltar até fevereiro para entender o status de Brenno. Na final da Copa do Brasil, ainda com Renato Gaúcho, o Grêmio viu Paulo Victor voltar ao time somente para as decisões com o Palmeiras. Vanderlei acabou sendo liberado e fechou com o Vasco. Na semana passada, Paulo Victor rescindiu e assinou com o Marítimo. Brenno, então, iniciou o ano. Ganhou um voto de confiança e agarrou firme.

O ponto negativo para Brenno, no momento, é a falta de ritmo de jogo. A partida mais recente do goleiro foi contra o Palmeiras, em 7 de julho.

"Eu não posso punir alguém por ter ido para a seleção. Mas não posso ignorar um goleiro que vem bem. Tenho que examinar essa decisão. Eu mais ou menos imagino a decisão que vou tomar, mas não vou estimular A ou desestimular B", disse Felipão. "Vou ver com meus olhos e depois com a palavra do meu treinador [de goleiros], o Mauri, ele é muito bom, ver como fazer essa situação", agregou o treinador.

O Grêmio volta a campo diante do São Paulo, sábado (14), no Morumbi. O jogo é válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gabriel Chapecó e Brenno disputam a vaga.

Comparação entre Gabriel Chapecó e Brenno, segundo SofaScore

Jogos: Gabriel Chapecó (14) x (25) Brenno
Gols sofridos: 11 x 26
Defesas: Gabriel Chapecó (42) x (62) Brenno
Defesas difíceis: 13 x 23
Bolas defendidas: 79% x 70%
Clean sheets (jogos sem levar gol): 50% x 28%
Notas SofaScore: Gabriel Chapecó (7.16) x (6.71)