Topo

Lugano: 'Se o Palmeiras tem Mundial, o Uruguai é pentacampeão do mundo'

Lugano deu sua opinião sobre a polêmica em entrevista na última terça-feira (10) - Marcello Zambrana/AGIF
Lugano deu sua opinião sobre a polêmica em entrevista na última terça-feira (10) Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/08/2021 20h04

A polêmica sobre o Palmeiras ter ou não um Mundial de Clubes sempre volta à tona nas discussões sobre futebol. Afinal, a Copa Rio de 1951, vencida pelo alviverde, pode ou não ser considerada um Mundial? Se depender da opinião de Diego Lugano, ex-jogador do São Paulo, a lógica é simples: "Se o Palmeiras tem Mundial, o Uruguai é o primeiro pentacampeão do mundo", resumiu, em entrevista dada na última terça-feira (10) para o programa The Noite com Danilo Gentili.

O "pentacampeonato" a que Lugano se refere seriam as seguintes conquistas da Celeste: os ouros olímpicos de 1924 e 1928; as Copas do Mundo de 1930 e 1950; e a Copa de Ouro dos Campeões Mundiais, ou Mundialito, disputado em 1981.

"O mesmo argumento que utilizam para Corinthians (referindo-se ao Mundial de 2000) e Palmeiras é o que o Uruguai pode utilizar para falar que as duas Olimpíadas eram Mundiais. Na época, não é como agora que é sub-23. Aquelas Olimpíadas eram organizadas pela FIFA, porque ainda não existia Copa do Mundo. O Uruguai foi bicampeão olímpico pela FIFA. E no Mundialito de 81, o Uruguai também foi campeão. Então, é o que estão comemorando Palmeiras e Corinthians", explicou. Lugano refere-se ao argumento de que a Copa Rio de 1951 e o Campeonato Mundial de Clubes de 2000 foram também organizados pela FIFA - e, assim, teriam tanta legitimidade como Mundiais quanto as conquistas de outros clubes que precisaram primeiro ganhar a Copa Libertadores antes de se sagrarem campeões do mundo.

"Eu sou o único são-paulino que não fica p*to quando falam que Corinthians e Palmeiras têm mais um Mundial. Porque só representa que o Uruguai é penta. E, mesmo assim, o São Paulo vai ter três Mundiais - mais que eles", resumiu.