Topo

Atlético-MG

25 de março: porque aniversário do Atlético-MG marca vida de Diego Costa

Diego Costa deixou o Atlético de Madri, no fim do ano passado, e virou sonho de consumo no Atlético-MG - Denis Doyle/Getty Images
Diego Costa deixou o Atlético de Madri, no fim do ano passado, e virou sonho de consumo no Atlético-MG Imagem: Denis Doyle/Getty Images

Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

12/08/2021 04h00

Quando se fala em "25 de março", todo torcedor do Atlético-MG logo remete à data de aniversário do clube. Porém, na vida do atacante Diego Costa, que está em próximo de ser anunciado como reforço do Alvinegro de Minas Gerais, o significado é outro, mas também muito importante.

Natural de Lagarto, em Sergipe, o jogador de 32 anos deixou a cidade na adolescência para morar em São Paulo, onde também tem familiares. Na metrópole, porém, ele não pôde se dar ao luxo de dedicar-se exclusivamente ao futebol e, com isso, precisou dividir os treinos no Barcelona Esportivo Capela com um emprego numa lojinha na tradicional rua 25 de Março, localizada no coração histórico da capital paulista.

No Elefante, ele jogou entre 2004 e 2006, até ser visto por um olheiro — Silva se tornou amigo pessoal do sergipano — que o indicou ao Braga, de Portugal. Imediatamente emprestado ao Penafiel, Diego chamou a atenção do Atlético de Madri, da Espanha, onde se apresentou em 10 de julho de 2007 e, de fato, começou a escrever capítulos importantes na carreira.

Torcida pelo Atlético-MG em Lagartos

Assim que o interesse do Atlético-MG na contratação de Diego Costa chegou até Lagartos, os fãs do atacante respiraram aliviados. No município sergipano de mais de 120 mil habitantes, o gosto pelo futebol é variado, como conta Márcio Lima, amigo do "filho ilustre" da cidade.

"O interessante aqui é que como só agora que estamos tendo uma evolução no futebol, todo mundo torce para times do Rio ou de São Paulo. Quando caiu esta possibilidade de ser Atlético-MG, é bom que é união da cidade toda; todo mundo vai torcer para ele e para o clube, assim como acontecia no Atlético de Madri e Chelsea", conta ao UOL Esporte Márcio, que é responsável pela comunicação do Lagarto Futebol Clube.

"Caso fosse para um Palmeiras, Flamengo ou São Paulo, ia ser complicado. Está todo mundo louco para ele fechar com o Galo, porque aí a cidade se fecha junto", acrescenta.

Conterrâneo em BH

Caso assine com o Atlético-MG, Diego Costa terá um conterrâneo na capital mineira. Anderson, zagueiro que atualmente defende o América-MG, é amigo do atacante e também nasceu em Lagarto.

anderson - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Anderson, zagueiro do América-MG, nasceu na mesma cidade que o atacante Diego Costa
Imagem: Arquivo Pessoal

Atlético-MG