Topo

Mauro Cezar: CBF deveria pensar no futebol, e não apenas na sua seleção

Siga o UOL Esporte no

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

13/08/2021 04h00

Mauro Cezar espera por uma melhor tomada de decisão da CBF e de Tite na convocação da seleção brasileira que acontece hoje (13), às 11h (de Brasília), para os jogos de setembro das eliminatórias para a Copa do Mundoveja onde assistir. O colunista do UOL Esporte cobra que o técnico convoque apenas jogadores que atuam na Europa para, assim, não prejudicar os times brasileiros.

"O Tite poderia ser generoso, sem dúvida alguma. A seleção brasileira tem situação muito confortável nas eliminatórias e, para essa competição, os jogadores serão convocados para três jogos em setembro e depois para mais três em outubro", afirma a partir dos 4min34 do vídeo acima.

"Qual seria o mundo ideal? Se a CBF, e o Tite representando-a, já que ele faz parte dela, não convocasse jogadores que atuam no futebol brasileiro, e, sim, apenas os que atuam no exterior, preservando os clubes daqui de desfalques importantes em jogos fundamentais. Por que não?", questiona Mauro.

"Seria a chance de observar alguns jogadores que atuam na Europa que participaram, por exemplo, das Olimpíadas. Acho que o Tite poderia resolver dois problemas: dos clubes, não convocando nenhum jogador que atua no Brasil dessa vez, e deixando claro que aqueles que atuam no Brasil serão lembrados e não perderão a vaga, apenas dando chances a outros, e não avacalhando as competições que a CBF organiza", acrescenta.

Para o jornalista, Tite tem total responsabilidade pelas convocações e representa a CBF, que, segundo ele, deveria pensar mais no futebol e menos na sua seleção.

"'Ah, o Tite não tem nada com isso, o problema não é dele'. É dele, sim. Porque o calendário nocivo aos clubes e ao futebol praticado no Brasil, é da CBF. E o Tite participa disso. Ele é a CBF, pertence à CBF. Ele é, o Juninho Paulista é, o Branco na base é... Eles são a CBF, são técnicos-dirigentes que fazem parte da CBF. E a Confederação Brasileira de Futebol deveria pensar um pouco no futebol, e não apenas na sua seleção", completa.