Novidade na seleção de Tite, Raphinha é conhecido por dribles humilhantes
O técnico Tite convocou hoje (13) a seleção brasileira para a retomada das Eliminatórias da Copa do Mundo. A principal novidade foi a presença do atacante Raphinha, do Leeds United — sua primeira convocação para a seleção.
Aos 24 anos, o atacante é um ponta canhoto que joga tanto pelo lado direito quanto pelo lado esquerdo. Ele é habilidoso, veloz e tem poder de criação de um meia. No Campeonato Inglês da temporada passada, em 30 jogos, ele marcou 6 gols e deu 9 assistências. A facilidade para driblar os adversários é uma das principais virtudes do jogador, ele protagonizou alguns lances humilhantes para os adversários. Confira no vídeo abaixo:
De acordo com o SofaScore, plataforma de estatísticas, entre os brasileiros que estão nas cinco principais ligas europeias, ele é o 1º em assistências (11), em passes decisivos (73), em grandes chances criadas (15) e em cruzamentos certos (43).
No futebol brasileiro, Raphinha só integrou o elenco principal do Avaí. Ele foi vendido em 2015 ao Vitória Guimarães, de Portugal, por 600 mil euros (cerca de R$ 2,7 milhões na época), sem estrear profissionalmente. Antes de chegar ao Leeds, por cerca de 17 milhões de euros (R$ 113 milhões na época), ele se destacou no futebol francês pelo Rennes.
Durante a coletiva após a convocação, Tite afirmou que acompanhava o atacante desde que ele desembarcou na Premier League.
"Viemos acompanhando o Raphinha há algum tempo, desde a subida para a Premier League, no desempenho ao longo de todo o campeonato. Buscamos as informações de todas as formas. É um atleta que tem uma característica técnica de drible muito acentuada", disse.
"É um atleta que tem um número de assistências acentuado, um número de gols importantes, jogador decisivo, tem participação decisiva. Ele tem componentes técnicos, velocidade de um externo junto com qualidade técnica. Tomara que se confirme nesta oportunidade", completou.
O Brasil volta a entrar em campo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo em setembro. Atual líder com 18 pontos em seis jogos, o Brasil terá uma rodada tripla pela frente, na qual enfrentará o Chile, dia 2, no estádio Monumental, em Santiago. Depois disso fará duas partidas em casa. No dia 5 contra a Argentina, na Neo Química Arena, e no dia 9, contra o Peru, na Arena Pernambuco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.