Rodada tripla das Eliminatórias é ameaça para times na Copa do Brasil
O costumeiro choque entre data Fifa e calendário brasileiro será maior por conta da necessidade de rodada tripla das Eliminatórias da Copa do Mundo. E neste mês de setembro, as convocações das seleções — como as de hoje (13), feita por Tite, a partir das 11h — significarão uma ameaça maior para os clubes envolvidos na Copa do Brasil.
Para acoplar as três partidas e amortecer o efeito do adiamento dos jogos que deveriam ter acontecido em março, a Fifa e a Conmebol aumentaram o período de serviço dos jogadores às seleções, indo de nove para onze dias. Logo, os três jogos do Brasil (contra Chile, Argentina e Peru) significam impacto em três datas de torneios nacionais: duas da Copa do Brasil e uma do Brasileirão.
Pelas listas recentes da seleção brasileira, Flamengo, Palmeiras e São Paulo ficam em alerta diante da possibilidades, que se torna um risco, de cederem jogadores. Tite chamou para a Copa América o goleiro Weverton, do Palmeiras, o atacante Gabigol e o meia Everton Ribeiro, ambos do Flamengo, e só não contou com Daniel Alves, do São Paulo, porque ele foi cortado — mas acabou indo para Tóquio com a seleção olímpica. Com o leque ampliado para outras seleções nacionais, o número de selecionáveis aumenta e de times envolvidos também.
A convocação para os jogos de setembro significará desfalque no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, em uma rodada da Série A e, para quem se classificar, no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.
A diretoria de seleções chegou a verificar junto à Conmebol a possibilidade de antecipar o terceiro jogo e reduzir o intervalo de domingo (5) a quinta (9). Mas a tabela adaptada foi mantida. O UOL Esporte apurou que a diretoria de competições da CBF está avaliando a possibilidade de algum ajuste na tabela. Mas o desenho da convocação de hoje pode influenciar nas alternativas para redução de danos aos clubes.
No caso do Flamengo, que também cede Isla e Arrascaeta, os jogos afetados são contra Grêmio (Copa do Brasil), Atlético-GO (Brasileirão) e o oponente numa eventual semifinal também da Copa do Brasil. O desenho para o São Paulo é similar, envolvendo partidas contra Fortaleza, América-MG e um compromisso ainda não confirmado. O Palmeiras, como já está fora do torneio mata-mata, só tem nesse período o jogo contra o Ceará, pelo Brasileirão.
A lista que Tite divulgará hoje será a primeira resposta do treinador após o vice-campeonato da Copa América e o ouro da seleção olímpica. No começo da trajetória no cargo, em 2016, o treinador recorreu a alguns nomes que tinham ido bem na campanha do título olímpico no Rio, como Gabriel Jesus.
A seleção brasileira é líder das Eliminatórias, com 18 pontos — 100% de aproveitamento e seis pontos à frente da Argentina. A rodada tripla começa em Santiago, contra o Chile, em 2 de setembro. No dia 5, tem o jogo contra os argentinos, na Neo Química Arena, em São Paulo. Dia 9, o Brasil vai a Recife enfrentar o Peru.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.