Topo

Cruzeiro termina o primeiro turno da Série B com apenas uma vitória em casa

Disputa de bola em Cruzeiro x Sampaio Corrêa pela Série B - Bruno Haddad/Cruzeiro
Disputa de bola em Cruzeiro x Sampaio Corrêa pela Série B Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

15/08/2021 04h00

Além de ter a pior defesa da Série B até o momento, com 29 gols sofridos, o Cruzeiro também deixou evidente no empate com o Sampaio Corrêa por 1 a 1 ontem (14), pela 18ª rodada, que a equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo não tem força ofensiva dentro de casa, tendo vencido apenas uma partida em seus domínios desde o início do campeonato.

Em nove jogos disputados em casa, a equipe empatou seis vezes e perdeu outras duas. A única vitória da equipe nesse primeiro turno foi contra o Vasco, por 2 a 1, no estádio Independência, quando a equipe ainda era comandada pelo técnico Mozart durante a 6ª rodada.

Além da baixa ofensividade em casa, a única goleada sofrida pela equipe durante a competição foi justamente em casa, diante do Avaí. Na partida válida pela 12ª rodada, o Cruzeiro acabou derrotado por 3 a 0 com gols marcados por Renato, duas vezes, e Marcos Serrato.

Apesar dos números inexpressivos em casa, o técnico Vanderlei Luxemburgo acredita que no decorrer do segundo turno, que inicia no próximo final de semana, as coisas podem começar a mudar. O próximo jogo será fora de casa, no estádio dos Aflitos, em Pernambuco, contra o Náutico.

"Vejo progresso na equipe e agora é continuar botando a cabeça dos jogadores no lugar e continuar trabalhando. Ainda falta um jogo do primeiro turno e mais 19 do segundo e eu vejo um crescimento e esse crescimento dá a sensação de que alguma coisa boa pode acontecer", disse o técnico durante entrevista coletiva após o empate com o Sampaio Corrêa.

Volta da torcida

Um fator que pode ajudar o Cruzeiro no decorrer do segundo turno é a volta da torcida ao estádio. A expectativa da diretoria é que no próximo jogo em casa, contra o Confiança pela 20ª rodada, 16 mil torcedores possam acompanhar a partida.

Apesar da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não ter autorizado, o clube celeste se baseará na decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e da Prefeitura de Belo Horizonte, que permite até 30% da presença de público para ter o torcedor de volta às arquibancadas.

Atualmente o Cruzeiro tem 18 pontos e está em 16º colocado, uma posição acima do Vitória, que abre a zona de rebaixamento para a Série C, com 14 pontos somados. Na próxima rodada, o Cruzeiro encara o Náutico, terça-feira (17), às 19h, no Estádio dos Aflitos, em Pernambuco.