Topo

Grêmio perde quase 60% dos jogos do Brasileiro e vê problema emocional

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/08/2021 08h52

O Grêmio perdeu oito dos 14 jogos que disputou no Campeonato Brasileiro, até aqui. Segundo time com maior número de derrotas na competição, o clube gaúcho amarga o revés mais recente da pior maneira: gol no final, em contra-ataque como visitante. A derrota diante do São Paulo, pelo placar de 2 a 1, fez comissão técnica e diretoria elegerem a parte emocional como o problema atual do elenco.

O Grêmio tem 10 pontos e é penúltimo colocado do Brasileirão. Até aqui, acumula duas vitórias, quatro empates e oito derrotas. Ou seja, perdeu 57% das partidas que disputou.

Contra o São Paulo, o Grêmio saiu atrás e buscou o empate logo depois. O jogo seguiu equilibrado até a metade da etapa final, quando o time da casa se jogou para frente e encurralou a equipe de Luiz Felipe Scolari. O gol sofrido nos acréscimos, no entanto, saltou aos olhos. E para o clube, tem ligação com o momento psicológico da equipe.

"Temos que mostrar que levamos um contra-ataque aos 48 quando nós não precisamos disso. Temos que fazer os jogadores entenderem o quanto é importante um ponto, ainda mais contra um adversário direto. E uma série de detalhes? A gente está tentando, está fazendo isso, mas é uma situação um pouco diferente do que a gente pode imaginar. Quando a gente vai dar o salto de confiança, tem uma derrota. Nós jogamos bem contra o Bragantino. Bem. Uma bola, gol. Neste momento temos que ter outro tipo de postura para que a gente percorra um caminho mais sólido do que agora. Temos que jogarmos diferente, aceitarmos onde estamos para podermos fazer diferente", disse Felipão.

Para a diretoria, o elenco com remanescentes de outras temporadas ainda tem qualidade. E a espiral de problemas, com resultados ruins se acumulando, tem piorado o quadro.

"(O que preocupa é) Buscar confiança. Entender o jogo mais claramente. O que falta é equilibrar a confiança, encontrar ponto de equilíbrio e o time encaixar", disse Romildo Bolzan Jr., presidente gremista.

O Footstats, no entanto, apontou quadro diferente. Segundo o site especializado em estatísticas, o Grêmio esteve abaixo do próprio rendimento no Brasileirão nos fundamentos de passes, finalização, desarme, cruzamento, lançamento, dribles e posse de bola diante do São Paulo.

O Grêmio volta a campo contra o Cuiabá, quarta-feira (19), em jogo atrasado da 10ª rodada. No final de semana, o time recebe o Bahia.