Topo

Internacional

Muito além dos pênaltis: Edenilson participa de 60% dos gols do Inter

Edenilson comemora um dos gols contra o Fluminense - Ricardo Duarte/Inter
Edenilson comemora um dos gols contra o Fluminense Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/08/2021 04h00

Edenilson fez dois dos quatro gols do Internacional contra o Fluminense, domingo (15), no Beira-Rio. O meio-campista chegou a oito e é o artilheiro do time no Brasileirão. Mas sua importância vai muito além disso, ou dos gols de pênalti que costuma converter. Com assistências e passes decisivos, ele participou de 60% dos feitos do Colorado na competição até agora.

Foram oito gols e quatro assistências, que colocam a participação direta no placar em 12. O time inteiro do Inter marcou 20 vezes, ou seja, 60% em das vezes que a bola estufou as redes dos rivais o último ou o penúltimo toque foi de Edenilson.

Originalmente volante, o atleta de 31 anos se caracteriza pela polivalência. Já atuou como primeiro marcador, segundo, lateral direito, teve que ser improvisado até como goleiro em alguns minutos, mas agora apresenta uma nova faceta: atua como extrema pela direita.

Mais perto do gol rival, Edenilson cresceu ainda mais em participações. Deu duas assistências na goleada por 4 a 0 contra o Flamengo e fez dois gols contra o Fluminense. Quatro participações nos últimos dois jogos.

"Vocês conhecem o Edenilson. Para mim, é um craque. Um jogador completo, que tem tudo, Todo treinador quer contar com um jogador como ele. É profissional, se entrega, marca, faz gol, treina muito forte, é gente boa também. Como querer mais?", disse o técnico Diego Aguirre.

Considerando toda temporada são 12 gols e sete assistências, um total de 19 participações diretas em 39 jogos, com uma ação que resulta em gol a cada 140 minutos em campo.

As marcas de Ed (como é conhecido no elenco) não ficam apenas em gols e assistências. Ele é responsável por 27 passes decisivos e quatro grandes chances criadas, segundo estatísticas do SofaScore.

Mercado ainda quente para saída

Edenilson por pouco não deixou o Inter. No mês passado, ele foi alvo de oferta do Al-Shabab, da Arábia Saudita, a pedido do técnico Péricles Chamusca. O Colorado, porém, recusou a proposta apresentada.

Não foi a primeira vez que clubes da Arábia tentaram a contratação do jogador. O Al-Hilal e o Al-Ittihad já tinham apresentado ofertas anteriores, também rejeitadas.

Ainda que uma nova investida não tenha ocorrido até o momento, o mercado segue quente e a chance de negociação existe. A multa rescisória do atleta, cujo contrato vence no fim de 2023, está definida em 3 milhões de dólares (R$ 15,8 milhões na cotação atual).

Internacional