Topo

"O que vai ser delas?": capa do 'Marca' sobre Afeganistão ganha elogios

Capa do jornal espanhol "Marca" questiona o que vai acontecer com as mulheres do Afeganistão após Talibã assumir controle da capital - Reprodução
Capa do jornal espanhol 'Marca' questiona o que vai acontecer com as mulheres do Afeganistão após Talibã assumir controle da capital Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/08/2021 11h17

O jornal espanhol Marca — especializado em esportes na Espanha — trouxe em sua capa desta terça-feira (17) o questionamento sobre o futuro das mulheres do Afeganistão após o grupo fundamentalista Taleban tomar a capital Cabul.

"O que vai ser delas?", é o maior destaque do jornal.

"Os talibãs impõem de novo no Afeganistão seu regime de terror, que destrói os direitos das mulheres, incluindo o de fazer esporte", complementaram.

A principal página do jornal ainda tem uma aspa da capitã da seleção afegã de basquete sobre cadeira de rodas que diz: "Temos medo, temo pela minha vida, queremos sair daqui".

Muitas mulheres do país temem perder os direitos sociais e econômicos que conquistaram nos últimos 20 anos. Após o Taleban assumir o poder, não há mulheres apresentadores na TV do país, elas não utilizam mais vestidos e nem maquiagens — além disso, vitrines com imagens de mulheres sem véu, maquiadas e com vestidos de festas estavam sendo arrancadas ou cobertas de tinta.

A capa do jornal impactou as redes sociais e foi muito compartilhada. Confira algumas reações: