Fluminense decide ano na Libertadores e futuro de Roger contra o Barcelona
O irresistível clichê do "jogo do ano" volta a bater à porta nas Laranjeiras. Hoje (19), em Guayaquil, o Fluminense decide sua temporada contra o Barcelona-EQU, na partida de volta das quartas de final da Libertadores. Uma vitória coloca o time na semifinal contra o arquirrival Flamengo — empate por 3 a 3 ou mais também garante a vaga.
Por outro lado, uma desclassificação provavelmente incorrerá em uma ruptura no trabalho do técnico Roger Machado, pressionado pelo desempenho ruim e os resultados aquém do esperado.
Para se classificar, provavelmente, terá que quebrar o tabu de nunca ter vencido pela competição em solo equatoriano pelo torneio continental. O retrospecto recente, invicto como visitante nesta edição e com vaga garantida nas últimas quatro vezes que enfrentou times do país em mata-matas de torneios sul-americanos, joga a favor.
Além do triunfo, só um empate a partir de três gols dá a classificação ao Tricolor, enquanto a repetição do placar da ida, de 2 a 2, no Maracanã, leva o jogo aos pênaltis. Caso garanta a vaga, a semifinal da Libertadores terá quatro brasileiros, já que Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG são os outros classificados à penúltima fase da competição.
Dúvidas em fase ruim do time titular
Precisando balançar as redes, o Flu tem desfalques importantes no ataque. Titulares, Gabriel Teixeira e Caio Paulista estão fora. No meio de campo, indefinição: Cazares, Nenê, Ganso e André brigam por duas vagas. O volante e o equatoriano são os favoritos, embora o camisa 10 tenha ido bem no Beira-Rio, e o veterano de 40 anos tenha se destacado na competição continental.
Fred é o comandante do ataque e grande esperança da equipe: são seis gols e duas assistências em oito jogos na Libertadores. Por quatro vezes, o ídolo tricolor foi o homem do jogo da Conmebol. O camisa 9 busca também um recorde pessoal: alcançar os 29 gols de Luizão no topo da artilharia entre brasileiros na Libertadores. O jogador de 37 anos tem 24 bolas na rede e pode ultrapassar Palhinha, segundo da lista (25 gols), já no Equador.
Na defesa, o momento é ruim. Na última semana, contra o próprio Barcelona e o Internacional, o time sofreu seis gols, cinco deles oriundos de cruzamentos na área do lado direito da linha de zaga. Nem mesmo o retorno de Nino, medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, com a seleção brasileira, resolveu o problema. Apesar de ter balançado as redes contra o Colorado, ele fez o pênalti em Garcês no jogo de ida das quartas da Libertadores.
A má fase vivida em campo, entretanto, pode mudar da água para o vinho a depender do resultado no Equador. Uma classificação reanima o elenco e coloca o clube pela segunda vez na história em uma semifinal da Libertadores, conquista que é obsessão nas Laranjeiras. De quebra, enche os cofres com US$ 2 milhões (R$ 10,75 milhões na cotação atual).
"Nosso time está muito preparado para esta decisão. A gente vem trabalhando firme, focado em conseguir essa classificação para a semifinal. Vamos dar nosso máximo para sair com a vitória e a classificação, que nosso grupo merece muito. Esse grupo é muito unido e aguerrido. A gente vem conversando bastante para ajustar alguns detalhes importantes e essa força coletiva vai nos ajudar muito a conquistar essa vitória e a vaga na semifinal", afirmou Luiz Henrique ao site oficial do clube.
FICHA TÉCNICA:
BARCELONA-EQU x FLUMINENSE
Competição: jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores
Data e horário: 19/08/2021 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: estádio Monumental de Barcelona, em Guayaquil (EQU)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Carlos Barreiro e Pablo Llarena (URU)
VAR: Víctor Carrillo (PER)
Onde assistir: Facebook Watch, Conmebol TV, Fox Sports e tempo real do Placar UOL
BARCELONA: Burrai; Castillo, León, Riveros e Pineida; Piñatares, Molina, Preciado, Damián Díaz e Perlaza; Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.
FLUMINENSE: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli, Yago Felipe e Cazares (Nene); Luiz Henrique, Fred e Kayky (André). Técnico: Roger Machado
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.