Flu pode completar semi 100% brasileira em cenário de incômodo na Conmebol
Com Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG classificados em grande estilo na Libertadores, o que já é um recorde, depende do Fluminense um cenário inédito na história da competição: quatro times de um mesmo país nas semifinais. Em um contexto de incômodo da Conmebol com essa possibilidade, o Tricolor carioca precisa eliminar o Barcelona de Guayaquil, no Equador, para concretizar o feito.
Como publicou o Blog do Marcel Rizzo, na semana passada, alguns cartolas sul-americanos defendem que a Conmebol volte a criar barreiras no regulamento que impeçam que três ou quatro times de um mesmo país estejam juntos nas etapas mais avançadas da Libertadores. Essa medida, no momento, é descartada pela entidade.
Com o alto número de times brasileiros na competição — na edição 2021, foram oito —, fica complicado para a Conmebol criar obstáculos para que vários avancem juntos às semis. Enquanto isso, Palmeiras e Flamengo têm se consolidado como forças sul-americanas na competição: o Verdão chega à sua terceira semifinal em quatro anos, enquanto o Rubro-Negro está na sua segunda em três anos.
O Atlético-MG, por sua vez, volta a uma semifinal pela primeira vez desde 2013, quando foi campeão. Os três brasileiros chegam embalados por vitórias de impacto nas quartas de final: o Palmeiras fez 3 a 0 no rival São Paulo, o Flamengo aplicou duas goleadas no Olimpia com placar agregado de 9 a 2 e o Galo venceu duas vezes o River Plate (1 a 0 fora e 3 a 0 em casa). No caso da equipe mineira, o detalhe é que ela já havia eliminado o Boca Juniors nas oitavas.
Desde 2010, a Libertadores não tinha pelo menos um time argentino na semifinal. A Argentina, aliás, verá sua vantagem no número de títulos diminuir caso o campeão de 2021 seja brasileiro: atualmente, são 20 conquistas verde-amarelas contra 25 do país vizinho.
O que já é algo histórico pode se tornar ainda mais se o Fluminense conseguir passar pelo Barcelona. Depois de um empate por 2 a 2 no jogo de ida no Maracanã, os times voltam a medir forças a partir das 21h30 desta quinta-feira (19), no Equador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.