Topo

Internacional

Mercado cria opções e pode alterar estratégia do Inter contra o Santos

Gabriel Mercado participa de treinamento no Inter antes de estrear pelo time - Ricardo Duarte/Inter
Gabriel Mercado participa de treinamento no Inter antes de estrear pelo time Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/08/2021 04h00

Gabriel Mercado poderá, finalmente, estrear pelo Inter. Mais de um mês depois de sua apresentação, o argentino ganhou espaço a partir da lesão de Saravia, que para por aproximadamente um mês. E se Diego Aguirre optar por ele, poderá até mudar a estratégia do time vermelho.

Mercado é originalmente zagueiro, mas também já jogou como lateral. Com isso, a chance de estreia dá novas alternativas e poderá impactar em novidades táticas nos 11 titulares.

Se Mercado for lateral

Se Aguirre optar por Gabriel Mercado como lateral direito, o Internacional terá uma linha bem mais defensiva. Por ser um jogador de menos velocidade e aptidão no ataque, ele tende a permanecer no controle de espaços junto a Bruno Méndez e Cuesta, liberando o lateral do lado oposto, Moisés.

Outro que ganhará liberdade a partir de uma eventual entrada de Mercado é Edenilson, que deverá se somar mais ao ataque por estar protegido por um parceiro de lado que ataca menos.

O time ainda melhoraria em bola aérea, já que teria mais um atleta apto a vencer duelos por cima.

Se Mercado for zagueiro

Com Mercado entre os disponíveis, Aguirre pode optar por mudar a formação do Inter. A escalação, então, poderia ter três zagueiros, Heitor na direita, Moisés na esquerda, três jogadores de meio-campo e dois atacantes.

Neste cenário, o candidato a deixar a equipe seria Rodrigo Lindoso, com Dourado sendo o primeiro volante e Edenilson e Patrick atuando um pouco mais centralizados na segunda linha central. Taison seria o parceiro de frente de Yuri Alberto.

Porém, como o Inter vem de duas vitórias seguidas e com boas atuações, a possibilidade de adotar tal formação é remota.

Se Mercado ficar no banco

Se optar por deixar o defensor argentino na reserva, Diego Aguirre não mudará a característica de sua equipe em praticamente nada. Heitor tem no ataque sua principal arma, a exemplo de Saravia que era titular até se lesionar.

Desta forma, deixaria o gringo à espera de uma oportunidade, que poderia ocorrer dependendo do andamento da partida na Vila Belmiro.

Gabriel Mercado tem 34 anos e se destacou por River Plate, Estudiantes e Racing, na Argentina, além do Sevilla, da Espanha. Seu último clube antes do Inter foi o Al-Rayyan, do Qatar, pelo qual disputou 48 jogos, marcou quatro gols e deu duas assistências.

Inter e Santos se enfrentam no domingo (22), às 18h15 (de Brasília), pela 17ª rodada do Brasileirão.

Internacional