Topo

ANÁLISE

RMP: "Não tenho dúvida de que o Galo vai partir para dentro do Palmeiras"

Do UOL, em São Paulo

19/08/2021 04h00

Dois dos mais fortes clubes brasileiros estarão frente a frente nas semifinais da Libertadores. Palmeiras e Atlético-MG eliminaram São Paulo e River Plate, respectivamente, e agora alimentam as esperanças por confrontos épicos para definir qual deles estará na decisão do torneio continental

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Luiza Oliveira, Renato Maurício Prado, Marluci Martins e José Trajano - o duelo entre Verdão e Galo pelas semifinais da Libertadores esteve no centro das atenções. Os comentaristas deram suas impressões sobre este confronto.

Vale lembrar que, além de Atlético-MG e Palmeiras, o Flamengo também carimbou seu passaporte às semis ao eliminar o Olimpia. Esta é a primeira vez na história da Libertadores em que teremos três times de um mesmo país nas semifinais. E esta fase ainda pode ser inteiramente verde e amarela caso o Fluminense passe pelo Barcelona-EQU nesta quinta-feira (19) às 21h30 (horário de Brasília) - a partida terá acompanhamento ao vivo do Placar UOL.

Renato fez uma projeção das posturas de Atlético-MG e Palmeiras para os duelos das semifinais. "Não tenho a menor dúvida de que o Atlético-MG vai partir para dentro do Palmeiras. É o estilo de jogo desse time. O Cuca já percebeu que não faz sentido jogar cauteloso. O Palmeiras, ao contrário, é um time que adora jogar no contra-ataque. Vimos contra o São Paulo, que tomou uma aula. Será um duelo tático interessantíssimo", avaliou.

Para Marluci, a grande expectativa por dois jogos de alta qualidade pode ser frustrada. "No primeiro jogo contra o River, o Atlético-MG teve uma postura diferente. O Palmeiras é um time inteligente, frio e tem uma eficiência impressionante. De repente, vai ser até um jogo chato, pelo menos o primeiro deles", alertou.

Renato destacou que o percurso percorrido pelo Galo nesta edição da Libertadores é composto por grandes pedreiras. "Essa semifinal entre Palmeiras e Atlético-MG vai ser um negócio impressionante. O Galo, se chegar à final e for campeão, terá eliminado Boca, River, Palmeiras e possivelmente o Flamengo na final. É uma Libertadores para ninguém botar defeito com tanto adversário forte pelo caminho", comentou.

Sobre os duelos das semifinais, Marluci vê o Fla favorito para ser um dos finalistas. "Vai pegar fogo entre Palmeiras e Atlético-MG. É um jogo sem favoritos. São dois times muito equilibrados e que fizeram grandes jogos nas quartas. Não esperava tanto do Galo hoje [ontem]. O Flamengo, além da sorte de ter pegado o Olimpia, também deu sorte de pegar o vencedor de Fluminense e Barcelona-EQU. Não são adversários tão fortes quanto Galo e Palmeiras, que pegaram times mais difíceis para chegar à semifinal", analisou.

A chance de ver um quarteto brasileiro na semifinal, na opinião de Renato, está um pouco complicada, mas não é impossível de acontecer. "É muito legal ver três brasileiros, e os melhores, disparado, mais o Fluminense, que pode entrar nessa festa como penetra, pois não é do gabarito de Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras. Vamos ver se o Flu consegue completar o quarteto. Acho que vai ter uma certa dificuldade, mas quem sabe? De repente, passa", concluiu.