Topo

Cruzeiro

Associação Nacional de Clubes pede suspensão de Cruzeiro x Confiança

Mineirão será palco do jogo entre Cruzeiro x Confiança pela 20ª da Série B do Brasileirão 2021 - Divulgação/Cruzeiro EC
Mineirão será palco do jogo entre Cruzeiro x Confiança pela 20ª da Série B do Brasileirão 2021 Imagem: Divulgação/Cruzeiro EC

Do UOL, em Belo Horizonte

20/08/2021 16h28

A Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF) enviou ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) questionando a realização da partida entre Cruzeiro e Confiança, marcada para hoje (20), às 21h30, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A entidade representativa cobra um posicionamento e até a suspensão do jogo alegando que a Raposa descumpre acordo firmado em reunião de conselho técnico da Segunda Divisão, no que diz respeito ao retorno de torcedores aos estádios em período de pandemia da covid-19.

Por meio de uma liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Cruzeiro está autorizado a ter o retorno do público em suas partidas na capital mineira, tendo em vista que o município, após liberação da prefeitura local, liberou o retorno de torcedores ao estádio desde que respeitando normas específicas. Dentre essas, a do limite de capacidade de ocupação das praças esportivas em até 30% de sua capacidade total. Além claro, de controle sanitário pelo uso de máscaras e apresentação de testes negativos para covid-19.

A ANCF, que é contra a presença do público nos estádios, pediu a suspensão do jogo entre mineiros e sergipanos.

"Não seria necessário, mas cabe lembrar que o retorno de público da forma como está propondo a decisão liminar para os jogos do Cruzeiro causam enorme prejuízo ao equilíbrio técnico e financeiro da competição, pois ao DESRESPEITAR a decisão do congresso técnico o clube favorecido por esta decisão passará a contar com condições desiguais aos seus 19 concorrentes na disputa do campeonato", diz parte do documento enviado à CBF pelo presidente da ANCF, Francisco José Battistotti, que também é presidente do Avaí.

Battistotti pediu que todas as medidas possíveis para que a partida não aconteça em sua data original, dentro daquilo que está previsto — com a presença de público — fossem tomadas. E sugeriu a suspensão do confronto.

"Desta forma, visando não somente resguardar as decisões tomadas em congresso técnico da competição, mas também, e principalmente, manter a igualdade de condições e o respeito aos demais clubes que disputam o campeonato brasileiro da série B neste ano, solicitamos que esta confederação: Em nome do respeito aos 19 clubes que disputam o campeonato brasileiro da série B de 2021, suspenda a realização do jogo nº 194 visando manutenção do equilíbrio técnico da competição", cita em outra parte do documento.

A ANCF também pede uma nova reunião para debater o tema sobre retorno de torcedores aos estádios.

Leia o ofício da ANCF na íntegra

Ofício nº 20210820/001

Florianópolis, 20 de Agosto de 2021

Ilustríssimo Senhor Coronel Antônio Carlos Nunes de Lima

Presidente da Confederação Brasileira de Futebol

Senhor presidente,

A Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF), neste ato representando seus clubes filiados que estão disputando o campeonato brasileiro da série B de 2021, vêm por meio deste ofício manifestar repúdio e pedir manifestação desta Confederação junto ao STJD visando invalidar a medida inominada na qual proferiu-se por decisão liminar o retorno de público aos jogos do Esporte Clube Cruzeiro.

Salientamos que no congresso técnico da competição, no qual o citado clube estava representado, decidiu-se por unanimidade que o retorno de público aos estádios só aconteceria quando da liberação pelas entidades de saúde responsáveis em todos os estados/municípios onde ocorrem jogos desta competição; e tão somente após nova decisão do próprio congresso técnico da competição.

Não seria necessário, mas cabe lembrar que o retorno de público da forma como está propondo a decisão liminar para os jogos do Esporte Clube Cruzeiro causam enorme prejuízo ao equilíbrio técnico e financeiro da competição, pois ao DESRESPEITAR a decisão do congresso técnico o clube favorecido por esta decisão passará a contar com condições desiguais aos seus 19 concorrentes na disputa do campeonato.

Desta forma, visando não somente resguardar as decisões tomadas em congresso técnico da competição, mas também, e principalmente, manter a igualdade de condições e o respeito aos demais clubes que disputam o campeonato brasileiro da série B neste ano, solicitamos que esta confederação:

1) Tome todas as medidas necessárias para evitar que quaisquer jogo do campeonato contrarie decisões tomadas no congresso técnico;

2) Em nome do respeito aos 19 clubes que disputam o campeonato brasileiro da série B de 2021, suspenda a realização do jogo nº 194 visando manutenção do equilíbrio técnico da competição.

Pedimos complementarmente que seja marcado novo congresso técnico para reavaliar a questão da presença de público nos jogos, bem como que nos seja informado com a máxima urgência todas as medidas adotadas por esta Confederação para atender as solicitações dos clubes registradas neste ofício.

Colocamo-nos à disposição para atuar de maneira a manter o equilíbrio e moral da competição e estamos confiantes que seremos atendidos neste pleito.

Atenciosamente.

Associação Nacional de Clubes de Futebol

Francisco José Battistotti

Cruzeiro