Topo

Corinthians aposta em retrospecto recente de Renato Augusto para deslanchar

Renato Augusto em treino do Corinthians, no CT Joaquim Grava - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Renato Augusto em treino do Corinthians, no CT Joaquim Grava Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Thiago Braga

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/08/2021 04h00

A atuação de Renato Augusto contra o Ceará, na última rodada do Campeonato Brasileiro, fez a empolgação pela contratação do meia crescer tanto na torcida quanto na comissão técnica do Timão. Embora ainda não reúna condições para ser titular — vai começar no banco contra o Athletico-PR, no próximo domingo (22) —, os números do camisa 8 indicam que os problemas do Corinthians para criar chances de gol podem estar perto do fim.

O gol que selou a vitória por 3 a 1 sobre o Ceará foi uma amostra do que Renato Augusto pode oferecer ao clube paulista. Em 28 minutos em campo, ele contribuiu com dois chutes a gol, marcou um, e acertou 85% dos passes tentados, incluindo um lançamento, segundo dados do Sofascore.

Na reapresentação do elenco corintiano, na quarta-feira (18), Renato Augusto fez um trabalho específico de preparação física, visando diminuir o impacto dos oito meses inativos. O último jogo antes de estrear com a camisa do Corinthians havia acontecido em dezembro do ano passado.

Já na quinta-feira (19), Renato Augusto foi a campo e treinou normalmente com os companheiros visando o jogo com o Athletico-PR. O planejamento da comissão técnica do Timão é que ele ganhe ritmo de jogo pouco a pouco, até conseguir aguentar os 90 minutos e, assim, começar como titular.

A esperança é que ele mantenha o desempenho diante do Ceará. E o retrospecto recente mostra que as chances de isso acontecer são grandes. Levantamento do Sofascore mostra que nas últimas três temporadas, Renato Augusto foi decisivo quase todas as vezes em que esteve em campo.

Pelo Beijing Guoan, da China, Renato atuou 93 vezes, marcou 30 gols e deu 33 assistências. Além disso, distribuiu 254 passes decisivos para os companheiros.

E não foi só na criação de jogadas que o camisa 8 alvinegro se destacou. Como se fosse um autêntico volante, contribuiu com 166 desarmes nas últimas três temporadas.

No Campeonato Chinês de 2020, Renato Augusto disputou 15 jogos, marcando dois gols e dando duas assistências. Obteve média de 86% de acerto nos passes. Já na Liga dos Campeões da Ásia, em oito jogos, dois gols e duas assistências.

Como atua ditando o ritmo das equipes em que atua, o meia é alvo também dos marcadores adversários. E este é um ponto de atenção para o Corinthians. Em 28 minutos jogando contra o Ceará, Renato Augusto foi desarmado cinco vezes pelo time cearense. No ano passado, no Campeonato Chinês, foi desarmado em média 12 vezes por jogo; já na Liga dos Campeões da Ásia, foram 15 perdas de bola em média.

Sem Renato Augusto como titular, o Corinthians volta a campo diante do Athletico-PR, às 16h (de Brasília), na Arena da Baixada, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 21 pontos conquistados, o Timão é o 11º colocado no Brasileiro. Já o Athletico-PR é o 6º, com 23 pontos.