Topo

Palmeiras encaminha melhor 1º turno da história após visitar rivais diretos

O técnico Abel Ferreira conversa com o diretor de Futebol do Palmeiras, Anderson Barros - Cesar Greco
O técnico Abel Ferreira conversa com o diretor de Futebol do Palmeiras, Anderson Barros Imagem: Cesar Greco

Diego Iwata Lima

20/08/2021 04h00

O Palmeiras ainda pode chegar a 41 pontos ao fim da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro e assim concluir sua melhor campanha em um turno da competição. O recorde atual são os 39 obtidos pelo time em 2019. O Atlético-MG, no entanto, pode chegar a impressionantes 46, o que tornaria o feito do Palmeiras algo inócuo, a não ser que se pense em longo prazo —o que dá aos palmeirenses a possibilidade de um cálculo otimista.

O Palmeiras foi derrotado por seus quatro atuais concorrentes pelo título nacional: Flamengo, Fortaleza, Atlético-MG e Red Bull Bragantino. Destes, o único que o Palmeiras enfrentou em casa foi o Fortaleza. Ou seja, no segundo turno, os outros três terão de visitar o Allianz Parque, onde o Palmeiras somou 19 pontos e tem o terceiro melhor aproveitamento da Série A no Brasileiro de 2021.

O fato de o Palmeiras ter conseguido esse bom desempenho até o momento no Brasileiro mesmo já tendo enfrentado seus dois rivais mais diretos fora de casa, é motivo de comemoração e demonstra a solidez da atual campanha alviverde.

O problema para o Palestra é que o Galo e o Bragantino têm as duas melhores campanhas como visitantes da competição, com 18 (75%) e 17 pontos (71%), respectivamente. O Flamengo, com 60% de pontos conquistados fora de casa (nove em cinco jogos), é o quarto no quesito, precedido justamente pelo Palmeiras: 62% e 13 pontos conquistados nas casas de seus adversários.

Reta final do turno favorece o Palmeiras

O Palmeiras encerra a sua participação no 1º turno em três rodadas, com jogos teoricamente pouco complicados para a equipe, considerando o retrospecto e o fato de que dois deles serão disputados no Allianz Parque.

O primeiro será no próximo domingo (22), às 11h, em casa, contra o Cuiabá. Será a primeira vez que o Alviverde enfrentará a agremiação do Centro-Oeste, fundada por Gaúcho, ex-jogador do clube nos anos 1980, morto em 2016. A equipe mato-grossense é 16ª colocada, com 17 pontos conquistados.

Na sequência, no sábado, dia 28, vem o Athletico-PR, sexto colocado com 23 pontos. Ao longo de sua história, o Palmeiras só tem três derrotas para o Furacão em casa em jogos do Campeonato Brasileiro. A mais recente, em 2015, porém, aconteceu no Allianz Parque, sob comando de Marcelo Oliveira: 1 a 0, gol de Walter. Na ocasião, o goleiro do Athletico, ainda sem "H" no nome, era Weverton.

O Palmeiras fecha o turno contra o Ceará, em Fortaleza, contra quem só saiu derrotado em quatro oportunidades em um universo de 31 jogos ao longo da história. O revés mais recente aconteceu neste ano, mas pelo Campeonato Brasileiro de 2020: 2 a 1, no Castelão, com o Palmeiras atuando com um time repleto de reservas.