Topo

São Paulo

Léo ou Sara? Crespo tem quebra-cabeça para resolver no SPFC contra o Sport

Gabriel Sara (à esquerda) e Léo (de costas) são as opções de Crespo para a ala-esquerda - Fellipe Lucena/São Paulo FC
Gabriel Sara (à esquerda) e Léo (de costas) são as opções de Crespo para a ala-esquerda Imagem: Fellipe Lucena/São Paulo FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

20/08/2021 04h00

Com apenas mais dois treinos antes da partida contra o Sport, o técnico Hernán Crespo tem um quebra-cabeça para resolver: quem atuará na ala esquerda? Welington e Reinaldo, que vinham se revezando na posição, não estarão à disposição para o duelo de domingo (22), às 20h30 (de Brasília). O primeiro ainda se recupera de uma lesão muscular, enquanto o outro cumprirá suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo.

O cenário traz duas opções para resolver o problema. A primeira seria a mais tradicional, deslocando Léo da zaga para a lateral, sua função de origem. Assim, ou Bruno Alves completaria o trio de zagueiros, ou o São Paulo passaria a jogar com uma linha de quatro defensores, como fez no segundo tempo da derrota para o Palmeiras.

Naquela partida, Léo foi para a esquerda, e Reinaldo viu do banco de reservas a eliminação são-paulina na Libertadores. Em entrevista coletiva depois do jogo, Crespo foi questionado sobre a opção e disse: "Acredito que nesse momento que quem está fora é sempre o melhor em campo".

O confronto com o Palmeiras mostrou outra opção com a qual o argentino trabalha. Gabriel Sara foi escalado como ala nos dois jogos contra o rival. A escolha permitia que Crespo alterasse o esquema tático do São Paulo ao longo do jogo sem precisar trocar peças. Na primeira partida, no Morumbi, Sara começou como ala, mas rapidamente passou a jogar pelo meio e foi um dos destaques.

"A comissão acreditava que, com Marcos Rocha [lateral do Palmeiras], que é um jogador mais defensivo, podíamos chegar com Sara como ala", explicou Crespo, depois do segundo jogo com o Palmeiras, sobre a opção pela cria de Cotia no Allianz Parque. Na mesma entrevista, o treinador argentino disse que "talvez possa ter errado", já que o resultado acabou sendo a eliminação.

A partida contra o Sport é importante para que o São Paulo siga se recuperando no Brasileirão. Depois de um início ruim de competição, a equipe de Crespo deixou a zona de rebaixamento e somou sete pontos nos últimos três jogos. Atualmente, o São Paulo ocupa a 14ª colocação, com 18 pontos, cinco a menos que o Athletico, primeiro time na zona de classificação para a próxima Libertadores.

São Paulo