Topo

Atlético-MG

Atlético-MG tem melhor campanha fora de casa como trunfo para encarar o Flu

Hulk é o principal jogador do Atlético-MG na temporada: até o momento, são 18 gols e 11 assistências em 40 partidas - Fernando Moreno/AGIF
Hulk é o principal jogador do Atlético-MG na temporada: até o momento, são 18 gols e 11 assistências em 40 partidas Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

22/08/2021 04h00

Líder isolado do Campeonato Brasileiro, com 37 pontos conquistados, o Atlético-MG volta a campo amanhã (23), e encara o Fluminense em São Januário, no Rio de Janeiro. Para o duelo da 17ª rodada da competição mais importante do país, um detalhe chama a atenção: melhor visitante até o momento, o Galo terá pela frente um dos piores mandantes da Série A, que ontem (21), demitiu o técnico Roger Machado.

O time mineiro iniciou a rodada no topo da tabela geral e também no quesito "melhor campanha fora de casa". Em 8 jogos disputados, foram são seis vitórias e duas derrotas. Em 24 pontos possíveis, o Alvinegro conseguiu 18 e tem aproveitamento de 75%.

O Tricolor das Laranjeiras, por sua vez, só supera Chapecoense, Sport, e Grêmio no rendimento como "dono do jogo". Em casa, o time carioca fez seis jogos, com duas vitórias, dois empates e outras duas derrotas. Em 18 pontos possíveis, foram apenas 8 conquistados; isso dá um aproveitamento de apenas 44%, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em busca do recorde nacional

Além de buscar mais um triunfo para seguir tranquilo na ponta da classificação, o Atlético-MG também está próximo do recorde de vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro. Desde que foi criado, em 1971, ainda disputado em outro formato, a maior sequência foi obtida pelo Guarani, em 1978. O Bugre venceu 11 duelos seguidos na reta final da competição e acabou sagrando-se campeão. O Galo, até o momento, tem nove.

Defesa menos vazada
Vivendo grande momento na temporada, o time mineiro também ostenta a defesa menos vazada do Brasileirão, com 11 gols sofridos. O Fluminense, por sua vez, levou seis a mais.

Campeão estadual, dono da melhor campanha da fase de grupos da Libertadores - no torneio intercontinental, o Galo ainda despachou Boca Juniors e River Plate para chegar às semifinais - e vivo nas quartas da Copa do Brasil, onde enfrenta, curiosamente, o Flu, o Atlético-MG segue colecionando números importantes na temporada.

Sob o comando de Cuca, são 41 partidas disputadas, com 28 vitórias, 7 empates e outras 6 derrotas. O time marcou 66 gols e sofreu outros 23. Na segunda-feira (23), o treinador completará 195 jogos, em duas passagens pelo Alvinegro.

Atlético-MG