Borja garante mais de 50% dos pontos do Grêmio e ajuda até fora de campo
Miguel Borja tem participação direta na recuperação do Grêmio no Campeonato Brasileiro. Contratado por empréstimo ao Palmeiras, o centroavante marcou três gols em quatro partidas pelo clube. Garantiu duas vitórias e encaminhou um terceiro triunfo. Ou seja, em 15 dias o colombiano adicionou mais da metade dos pontos na campanha do time no Brasileirão.
Mas a ajuda dele não fica só dentro das quatro linhas. Na última semana, o atacante também auxiliou o compatriota Jaminton Campaz, ex-Deportes Tolima, na chegada ao Brasil.
A conta é simples. O Grêmio chegou a 16 pontos com a vitória diante do Bahia, pelo placar de 2 a 0, no sábado (21). Borja fez os gols da vitória contra Chapecoense e Cuiabá, além de deixar bem adiantado o triunfo de ontem. Nove pontos passaram diretamente pelo centroavante, o que equivale a 56,2% da pontuação gremista no Brasileirão.
É verdade que os dados só mostram, por outro ângulo, a difícil situação do Grêmio. O time chegou a ser lanterna e agora tem quatro vitórias em 16 partidas. Mas também é real o acréscimo de Miguel Borja. A figura do centroavante encaixou na proposta de jogo de Luiz Felipe Scolari. E a atitude do colombiano caiu como uma luva no dia a dia gremista.
Está em casa
Borja foi apresentado em uma quinta-feira e estreou na segunda (9). O placar de 2 a 1 contra a Chapecoense em Porto Alegre foi suado, mas rendeu uma injeção de ânimo. Diante do São Paulo, o atacante passou em branco. No jogo com o Cuiabá, gol de novo. E no duelo com o Bahia, a primeira bola na rede sem ser de pênalti. Cabeceio à queima-roupa depois de cruzamento de Rafinha.
"O Borja é um jogador interessante demais. Fez gol de novo e fez uma boa partida. É um acerto que se revela cada vez mais", disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, após o jogo com o Bahia.
Segundo o SofaScore, site especializado em estatísticas, Borja precisa de quatro chutes para marcar um gol, em média. E tem intervalo de 101 minutos para converter. Assim, virou artilheiro do time no Brasileirão. A despeito das estatísticas, o relato do comportamento tem saltado aos olhos.
Discreto, Borja tem ganhado elogios nos corredores do Grêmio pelo empenho nos treinos. A presença da família em Porto Alegre também é encarada como sinal de engajamento, sem distração para adaptação. O núcleo colombiano, aliás, aumentou. Na quinta-feira (19), Campaz chegou ao Rio Grande do Sul para assinar contrato de quatro anos com o clube gaúcho. O meia-atacante foi recepcionado pelo centroavante, que passou a atuar como cicerone do compatriota na cidade. E nas instalações do time.
O Grêmio volta a campo contra o Flamengo, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira (24). No sábado, o time de Felipão e Borja recebe o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.