Topo

Santos

Yuri Alberto marca no fim, e Inter busca empate com Santos na Vila

Colaboração para UOL, em Santos

22/08/2021 20h10

Com direito a lei do ex, Santos e Internacional empataram por 2 a 2 nesta noite (22), na Vila Belmiro, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Yuri Alberto marcou nos minutos finais contra seu ex-time e comemorou sem pestanejar. Pirani e Madson marcaram pelo Peixe, enquanto Gabriel Mercado fez o outro do Inter.

O time de Aguirre foi superior no início e abriu o placar logo aos sete minutos. Mas o Santos cresceu de produção, encaixou seu jogo buscou o empate e, depois, a virada. Nos minutos finais, porém, a defesa santista vacilou acionou e permitiu que um antigo "Menino da Vila" celebrasse vestido de colorado.

Com o resultado, o Santos fica em 11º, com 22 pontos, enquanto o Inter está em décimo, com a mesma pontuação —um triunfo teria levado o time da Baixada ao sexto lugar.

O próximo compromisso da equipe dirigida por Fernando Diniz é contra o Athletico-PR, na quarta-feira (25), pelas quartas de final da Copa do Brasil, enquanto o time de Diego Aguirre enfrentará o Atlético-GO no domingo (29), pelo Brasileirão.

Quem foi bem: Pirani

Cria do Santos, o meia se destacou pela agressividade e participação no ataque. Quebrou a marcação na defesa e balançou a rede. Um dos melhores jogos de Pirani até aqui entre os profissionais.

Quem foi mal: Gabriel Mercado

O polivalente argentino era o estreante pelo Inter e fez de tudo um pouco. Abriu o placar no início do jogo, errou passe curto dentro da área e torceu para o Santos não marcar. Deu sorte. Mas ainda no primeiro tempo foi envolvido pelo ataque adversário. Depois do intervalo, deu entrada dura e levou cartão amarelo. O árbitro chegou a ser chamado pelo VAR, revisou o lance, mas manteve a advertência. Foi sacado logo depois.

Inter elétrico

Em um início de jogo agitado, o Santos sofreu com a agilidade do Internacional. Com uma marcação frágil, o time de Diniz viu os visitantes criarem chances perigosas e colocarem João Paulo para trabalhar. Sete minutos foram suficientes para o Inter abrir o placar. Em bola parada, Dourado colocou na área, e Mercado, cara a cara com João Paulo, chutou para abrir o placar.

Jogo bem disputado

Após o gol, o Santos acordou para a partida. Melhorou sua movimentação e criou sua primeira boa chance com Marcos Leonardo, que balançou a rede, mas teve seu gol anulado por impedimento. Na sequência, o jovem atacante perdeu chance incrível no mano a mano com o goleiro Daniel, que passou a ser mais acionado pelos santistas.

O Inter abusou dos contra-ataques cedidos pelo Santos e por pouco não marcou o segundo, se não fosse Wagner Leonardo se jogar na bola para fazer o corto e salvar o Peixe.

Empate

Com maior volume de jogo, o Santos se impôs e passou a ter domínio das jogadas. Superou a dificuldade de quebrar a defesa. Gabriel Pirani, que deixou dois defensores para trás, concretizou o empate. Destaque desta noite, o "Menino da Vila" bateu bonito e não deu chances para Daniel. A bola bateu na trave e entrou.

Vale pontuar a boa atuação de Carlos Sánchez, que nesta noite atuou mais livre. O uruguaio apareceu em todas as partes do campo e foi crucial para a melhora da movimentação do time.

Time da virada

Minutos depois, a virada do Santos. Após receber algumas broncas de Fernando Diniz, Madson colocou o Santos na frente. Lucas Braga deu cruzamento na medida para o lateral cabecear. Ele tem sido uma das armas do time na bola aérea por sua facilidade no cabeceio.

Lances polêmicos

Wagner Leonardo se safou de uma expulsão. O zagueiro, que já estava amarelo, parou o ataque do Inter empurrando Yuri Alberto. O ex-Santos estava com boas condições de balançar a rede, mas o árbitro Wagner Nascimento mandou o jogo seguir.

Mais tarde, Mercado também foi salvo pela arbitragem. O zagueiro solou Marcos Leonardo sem disputa de bola. O VAR foi acionado, mas o juiz novamente não viu necessidade de punição.

Só dá Santos

O Santos seguiu em alta no segundo tempo e criou as principais chances nos primeiros 20 minutos, mas não conseguiu converter em gols. Os santistas abusaram das laterais, sobretudo Lucas Braga, que se destacou pela boa criação. Bruno Marques, que entrou para suprir o desgaste de Marcos Leonardo, não entrou bem e perdeu duas boas chances.

Inter começa em cima, mas erra atrás

O início do Internacional na Vila Belmiro lembrou a histórica vitória diante do Flamengo, no Maracanã. Aplicado para pressionar o adversário, o time de Diego Aguirre conseguiu criar dificuldades ao Santos. O gol, aos oito minutos, deu a sensação de um jogo seguro. Durou muito pouco. Ainda no primeiro tempo, a postura mudou e a defesa falhou em sequência. O lado direito foi envolvido duas vezes, nas duas jogadas em que o time da casa fez gol. E os encaixes falharam de novo ao longo do duelo. No ataque, Patrick teve a chance de fazer 2 a 0. E na etapa final, Guerrero criou lance perigoso logo após entrar em campo.

Lei do ex

Nos minutos finais, a defesa do Santos, que até então se destacava pela regularidade e solidez, vacila e aciona a lei do ex na Vila Belmiro. Felipe Jonatan não acompanhou e Yuri Alberto marcou sem dó, vivendo ótima fase.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 2 X 2 INTERNACIONAL

Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data/hora: quinta-feira (22/09/2021), às 18h15 (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Assistentes: Michael Correia e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (ambos no RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Cartões amarelos: Rodrigo Lindoso, Mercado (INT) - Wagner Leonardo (SAN)
GOLS: Mercado (0-1), Pirani (1-1), Madson (2-1), Yuri Alberto (2-2)

SANTOS: João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Wagner Leonardo e Felipe Jonatan; Camacho, Jean Mota, Carlos Sánchez (Balieiro) e Gabriel Pirani; Lucas Braga e Marcos Leonardo (Bruno Marques).

INTERNACIONAL: Daniel; Mercado (Guerrero), Bruno Méndez, Cuesta e Moisés (Paulo Vitor); Dourado, Lindoso (Boschilia), Edenilson, Patrick (Palacios) e Taison; Yuri Alberto (Johnny).

Santos