Topo

Vindos do banco, Vinicius Jr e CR7 viram protagonistas na rodada europeia

Vinícius Júnior comemora gol marcado pelo Real Madrid - Eric Alonso/Getty Images
Vinícius Júnior comemora gol marcado pelo Real Madrid Imagem: Eric Alonso/Getty Images

Renato Brandão

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/08/2021 04h00

Em apenas 65 minutos em campo somados pelas duas partidas pelo Real Madrid no Campeonato Espanhol desta temporada, Vinícius Júnior igualou o seu recorde de gols por edição na competição. Ontem (22), o atacante brasileiro balançou a rede duas vezes no empate em 3 a 3 com o Levante, chegando ao seu terceiro gol — o outro foi marcado na goleada de 4 a 1 sobre o Alavés no domingo retrasado (15).

Em ambos os jogos, o camisa 20 começou no banco e entrou no decorrer do segundo tempo. "Estou muito feliz por começar bem o campeonato. Continuei trabalhando desde o primeiro dia que cheguei aqui e não vou mudar", disse ao final do jogo em entrevista ao canal de televisão espanhol Movistar LaLiga. "Ainda estou trabalhando em todos os aspectos, não apenas a parte de finalização. Trabalho em todos os aspectos para chegar a um jogo assim e continuar ajudando a equipe", completou.

Por falar em finalização, o segundo e decisivo gol contra o Levante entra na categoria de golaço. Cortando a área em diagonal pela esquerda, ele deu um sutil tapa na bola para acertar a trave no outro lado, sem chances para o arqueiro.

Na temporada 2020-21, Vinícius Júnior atuou em 35 partidas no Campeonato Espanhol, em um total de 1.971 minutos em campo, mas tendo marcado apenas três gols. Esse foi também o mesmo número de gols que ele havia feito na edição 2019-20 de La Liga, tendo atuando em um total de 1.354 minutos em 29 partidas.

Nas capas de hoje (23) dos dois principais jornais esportivos espanhóis, o atacante brasileiro é o maior destaque. O "Marca" colocou em sua manchete: "Um grande Vinícius e pouco mais", frisando que ele salvou o Real Madrid ao marcar dois golaços. Já o "As" trouxe em sua chamada: "Vinícius resgata o Madrid com dois grandes gols em um final repleto de emoções".

Enquanto isso, em Turim...

Cristiano Ronaldo x Udinese - MIGUEL MEDINA / AFP - MIGUEL MEDINA / AFP
Cristiano Ronaldo acerta cabeçada em jogo da Juventus contra a Udinese no qual saiu do banco
Imagem: MIGUEL MEDINA / AFP

O bom início de Vinícius Júnior ocorre simultaneamente à indefinição sobre o futuro de um jogador que fez história pelo Real Madrid: Cristiano Ronaldo. O craque português vive momento conturbado pela Juventus, com uma onda crescente de rumores sobre sua saída do clube italiano.

De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, da Sky Sport Itália, CR7 teria pedido para começar a partida de ontem, contra a Udinese, no banco de reservas, justamente para deixar claro que gostaria de sair do clube de Turim — porém, segundo a mesma fonte, a Juventus não recebeu qualquer proposta oficial pelo atacante de 36 anos. Depois do empate por 2 a 2, o técnico Massimiliano Allegri afirmou que era dele a decisão de deixar o astro português no banco.

Ontem, o vice-presidente da Juventus, Pavel Nedved, garantiu que Cristiano Ronaldo permanecerá no clube nesta temporada. "Não devemos tentar criar histórias sensacionalistas onde não existem", disse o dirigente ao canal de televisão italiano DAZN. "No início da temporada, naturalmente ele não está no topo da forma. O treinador está tentando usar a melhor escalação neste momento".

Na semana passada, Cristiano Ronaldo também chegou a se pronunciar sobre os rumores de um retorno ao Real Madrid, mas minimizou a possibilidade ao afirmar que sua relação com os merengues já "foi escrita". Essa manifestação ocorreu diante das recorrentes especulações em torno do seu nome feitas diariamente em diversos meios de comunicação europeus — o nome do craque português tem sido ligado a clubes como PSG, Manchester United, Manchester City e até ao Sporting Lisboa, o seu primeiro clube profissional.

Da mesma forma como ocorreu com Vinícius Júnior na partida contra o Levante, Cristiano Ronaldo entrou no segundo tempo do confronto contra a Udinese e também foi destaque. Nos minutos finais, o português anotou o gol que daria a vitória para a Juventus por 3 a 2, mas o VAR invalidou o lance por impedimento, e a partida terminou em empate por 2 a 2.