Topo

Yuri Alberto faz 5 gols em 5 jogos e confirma diferentes fases no Inter

Ricardo Duarte/SC Internacional
Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/08/2021 04h00

O Internacional marcou dez gols nas três rodadas mais recentes do Campeonato Brasileiro, e metade deles foi de Yuri Alberto. Herói contra o Santos, nos acréscimos do jogo na Vila Belmiro, o atacante é a prova concreta das fases do time e dele próprio. O camisa 11 saiu do maior jejum de gols com a camisa colorada para o status de artilheiro isolado do time.

Yuri Alberto marcou três gols contra o Flamengo, um diante do Fluminense e outro contra o ex-clube. Na temporada, agora são 13 gols, dois a mais que Edenilson e Thiago Galhardo.

Mas média de gols de Yuri Alberto no Campeonato Brasileiro não aparece entre as maiores. Em 16 jogos, foram seis chutes que terminaram no fundo da rede e média de 0,38 gol por jogo. E aí entra uma prova das fases.

Antes de marcar contra o Flamengo, na histórica goleada por 4 a 0, Yuri ficou nove partidas sem fazer gols. Uma sequência pesada e que repetiu o pior momento vivido por ele no Beira-Rio, em termos estatísticos. E ali também entra o contexto. A fase.

O Inter sofreu para sair da ideia de Miguel Ángel Ramírez, demitido após eliminação para o Vitória na Copa do Brasil, em pleno estádio Beira-Rio, e chegar mais perto daquilo que Diego Aguirre quer. Foram jogos seguidos de grande dificuldade para criar chances e marcar gols. O time sobreviveu, em várias rodadas, de pênaltis ou bolas paradas.

"Não faz muito tempo que estou aqui, então aos poucos vou conhecendo os jogadores e tentando dar ideias de como podemos e devemos jogar. Estou vendo a resposta deles nos jogos, nos treinos", comentou o treinador uruguaio.

O jogo contra o Santos foi o 14º do Inter sob comando de Diego Aguirre. E antes da sequência mais recente de três partidas sem derrota, as atuações com grande volume de chances foram poucas. Agora, não.

Contra o Flamengo, além dos gols, o time teve pelo menos outras duas chances claríssimas. Diante do Fluminense o jogo poderia ter placar maior antes do empate por 2 a 2 (que terminou em 4 a 2 para o time gaúcho). E no duelo com o Santos, foram criadas ao menos outras duas oportunidades para marcar.

Yuri Alberto, neste momento, se tornou tão importante ao time quanto Edenilson. O camisa 8 chegou a ser responsável direto por mais da metade dos gols do time no Brasileirão. A fase agora é outra. Do time e do centroavante.