Topo

Atlético de Madri aposta alto na Espanha após ver rivais enfraquecerem

Diego Simeone celebra título do campeonato espanhol do Atletico de Madri - CESAR MANSO/AFP
Diego Simeone celebra título do campeonato espanhol do Atletico de Madri Imagem: CESAR MANSO/AFP

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/08/2021 04h00

O Atlético de Madri anunciou ontem (25), a contratação de Matheus Cunha, que estava no Hertha Berlim. O atacante brasileiro é mais um reforço do clube no mercado da bola, e o elenco do atual campeão espanhol se fortalece enquanto os rivais se enfraquecem na janela de transferências.

De acordo com a imprensa europeia, o campeão olímpico em Tóquio-2020 chega aos colchoneros por 26 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões na cotação atual), mais 10% de uma futura venda. Mesmo com apenas 22 anos, o jogador formado nas categorias de base do Coritiba já havia se destacado pelo RB Leipzig antes de chegar ao Hertha. Valorizado após as Olimpíadas, Matheus Cunha é considerado pelo time espanhol como um coringa que poderá ser utilizado em diversas funções no campo de ataque.

Além do atacante, o Atleti contratou o ex-Fluminense Marcos Paulo, que já foi emprestado ao Famalicão (POR), o goleiro Benjamin Lecomte, emprestado pelo Mônaco, e o meio-campista Rodrigo De Paul, um dos principais jogadores da seleção argentina na conquista da Copa América. Ex-Udinese, o meio-campista foi contratado por 35 milhões de euros (cerca de R$ 215 milhões na cotação atual).

A única baixa significativa do time de Diego Simeone deve ser a do meia Saúl Ñíguez, que tem o sonho de jogar o Campeonato Inglês e está de saída - Chelsea e Manchester United são os favoritos a ficarem com o jogador da seleção espanhola.

Vale lembrar que o Atlético de Madri venceu o Campeonato Espanhol na temporada passada. Os dirigentes da equipe fizeram contratações pontuais e viram seus principais rivais ficarem enfraquecidos na janela de transferência.

O Real Madrid perdeu sua dupla de zaga titular, que foi importante por muitas temporadas: Sergio Ramos não renovou e foi para o PSG, e Varane, que também não queria renovar seu contrato, foi vendido para o Manchester United. O técnico Zinedine Zidane também deixou o clube, substituído por Carlo Ancelotti.

O Barcelona, por sua vez, perdeu um dos maiores jogadores do futebol mundial: Lionel Messi, que foi de graça para o PSG.

Assim, o Atletico de Madri tenta diminuir a diferença que existiu em releção a Real e Barcelona nas últimas temporadas.