Topo

Atlético-MG

Atlético-MG, com Cuca, volta a ter 'trinca na seleção' após oito anos

Hulk, Everson e Arana serão os representantes do Galo nos jogos do Brasil contra Chile, Argentina e Peru - Pedro Souza/Atlético-MG
Hulk, Everson e Arana serão os representantes do Galo nos jogos do Brasil contra Chile, Argentina e Peru Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu e Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

28/08/2021 04h00

A simbiose entre Atlético-MG e Cuca gera grandes capítulos na história do clube dentro e fora de campo. O treinador, que levou o Galo à sua maior conquista — Libertadores de 2013 —, voltou ao clube neste ano e eleva às alturas a expectativa do torcedor. Com o grande desempenho do time até aqui, como líder do Campeonato Brasileiro, em vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil [contra o Fluminense] e semifinalista da Copa Libertadores, os holofotes ficam muito direcionados aos atletas da equipe mineira, bastante destacados também. Tanto que após oito anos e quatro meses o Alvinegro volta a ter uma trinca de convocados à seleção brasileira.

O goleiro Everson, o lateral esquerdo Guilherme Arana e o atacante Hulk foram convocados pelo técnico Tite para defender o Brasil nos jogos contra Chile, Argentina e Peru, válidos pela Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

As convocações de Everson e Hulk acontecem para suprir ausências de jogadores de clubes ingleses que haviam sido convocados por Tite, mas foram impedidos por suas equipes de viajar por causa da pandemia da covid-19. Guilherme Arana já havia sido convocado há algumas semanas.

Trinca alvinegra na seleção

A última vez que três jogadores do Galo foram convocados de uma só vez para a seleção brasileira havia sido em 2013. E justamente tendo Cuca como treinador.

Naquela ocasião, o zagueiro Réver, o meia Ronaldinho Gaúcho e o lateral direito Marcos Rocha foram chamados para o amistoso contra o Chile, disputado no Mineirão, no dia 24 de abril de 2013. O treinador do Brasil à época era Luiz Felipe Scolari, e ele escalou o zagueiro e o astro R10 na equipe titular. Marcos Rocha entrou no decorrer do confronto na vaga de Jean.

Réver, inclusive, foi autor de um dos gols brasileiros no empate em 2 a 2 com os chilenos. Os outros gols foram marcados por Neymar, com Eduardo Vargas — hoje no Atlético-MG — e Marcos González dando números finais ao placar.

Hulk de volta

Assim como aconteceu com Ronaldinho Gaúcho, o grande astro do Galo entre 2012 e 2014, agora é a vez da estrela Hulk voltar à seleção por bons serviços prestados ao Atlético-MG. O atual camisa 7 atleticano vê o seu nome novamente em uma convocação do Brasil após cinco anos. A última vez que vestiu a camisa amarelinha havia sido em 12 de junho de 2016, na Copa América Centenário, quando o Brasil perdeu por 1 a 0 para o Peru.

"Depois de decorridos 5 anos, voltar a vestir a camisa da seleção brasileira é sem dúvida uma imensa alegria que só tenho a agradecer. Toda honra e toda glória a ti, Senhor. Gratidão sempre Deus", comemorou Hulk em uma postagem feita em sua página pessoal no Instagram.

Primeira vez ninguém esquece

O goleiro Everson, convocado pela primeira vez, também demonstrou muita emoção com o chamado para vestir a camisa do Brasil. "Sabe aquele menino sonhador, que sonhou durante toda a infância? Então, eu não era diferente de ninguém. Sempre fui sonhador e ainda vivo sonhando intensamente. Diariamente, tenho o prazer e o privilégio de poder realizar alguns desses sonhos! E hoje realizei um dos meus maiores deles", disse em parte de um "textão" publicado também no Instagram.

Arana, o retorno

Guilherme Arana já tinha sido convocado anteriormente. E também comemorou mais um chamado para defender o Brasil.

"E lá vamos nós defender o nosso Brasil. Este mês está sendo mais do que especial para mim. Pude realizar o meu sonho de representar o Brasil nas Olimpíadas e conquistar a medalha de ouro. Agora, volto a ser chamado para a seleção brasileira e, com muito orgulho, vestirei essa camisa com bastante amor. Obrigado a cada pessoa que acreditou em mim e, de alguma forma, me ajudou nessa longa e difícil caminhada", usou o seu Instagram para comemorar.

Atlético-MG