Topo

São Paulo

Com seleção, Miranda atinge objetivo traçado antes de volta ao São Paulo

Erico Leonan / saopaulofc
Imagem: Erico Leonan / saopaulofc

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

28/08/2021 04h00

Quando Miranda deu preferência ao São Paulo na negociação para seu retorno da China, a seleção brasileira era um objetivo à vista do zagueiro de 36 anos. Cinco meses depois de ser contratado pelo clube paulista, Miranda regressa à lista de convocados do técnico Tite. Ele representará o Brasil contra Chile, Argentina e Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

Miranda voltou para o São Paulo depois de atuar por dois anos no Jiangsu Suning, da China. Ele chegou a conversar com o Coritiba, seu primeiro time como profissional, mas acabou dando preferência ao clube paulista por entender que teria mais chances de conquistar títulos e retornar à seleção brasileira.

"Voltei para um grande clube, que me deu a condição de chegar à seleção e sei que vai me dar condição de novo para retornar à seleção brasileira. Meu sonho continua, meu sonho de menino. Por dentro me sinto jovem e preparado para vestir a camisa da seleção brasileira", disse, na época de sua chegada, ao "Bem, Amigos", do "SporTV".

No time do Morumbi, Miranda rapidamente se tornou titular de Hernán Crespo. Junto com Arboleda e Léo, o veterano forma o trio de zaga considerado o ideal pelo comandante. No vestiário, Miranda desempenha o papel de um dos líderes do elenco. Desde que Daniel Alves se ausentou para servir a seleção olímpica, o zagueiro assumiu a braçadeira de capitão.

Não é a primeira vez que a parceria com o São Paulo leva Miranda à seleção brasileira. Titular na conquista do tricampeonato brasileiro de 2006, 2007 e 2008, o zagueiro foi convocado pela primeira vez em 2009, quando o técnico ainda era Dunga. O defensor, no entanto, acabou ficando fora dos escolhidos para disputar a Copa do Mundo de 2010.

Lukaku Miranda disputa Bélgica Brasil - Michael Regan/Fifa/Getty Images - Michael Regan/Fifa/Getty Images
Miranda foi titular da seleção brasileira na Copa de 2018
Imagem: Michael Regan/Fifa/Getty Images

No ciclo para o Mundial de 2014, no Brasil, Miranda teve menos chances. Foram apenas dois jogos com Felipão, no fim de 2013 e no começo de 2014. Para aquela edição da Copa do Mundo, o treinador preferiu contar com Thiago Silva, David Luiz, Dante e Henrique.

A titularidade na seleção veio em seu terceiro ciclo. Tanto Dunga quanto Tite apostaram no zagueiro. Na Copa do Mundo de 2018, ele formou dupla com Thiago Silva. A seleção acabou eliminada nas quartas de final, ao ser derrotada pela Bélgica por 2 a 1.

Miranda atuou mais seis vezes pela seleção. Seu último jogo foi contra a Argentina, na semifinal da Copa América daquele ano. Na ocasião, ele entrou no segundo tempo e atuou por 26 minutos. Com o veto aos jogadores que atuam na Inglaterra, o veterano zagueiro tem mais uma chance de buscar uma vaga entre os convocados para a Copa do Mundo do ano que vem.

Ele se apresentará à seleção brasileira na próxima segunda-feira (30). Antes disso, deve ser titular do São Paulo contra o Juventude, fora de casa, pela 18ª rodada do Brasileirão.

São Paulo