Topo

Com vitória, Corinthians confirma ótima campanha como visitante no 1º turno

Jô comemora gol marcado pelo Corinthians contra o Grêmio no Brasileirão - Pedro H. Tesch/AGIF
Jô comemora gol marcado pelo Corinthians contra o Grêmio no Brasileirão Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/08/2021 04h00

Se do início de julho até a partida de ontem (27), o Corinthians avançou da parte de baixo da tabela do Brasileirão até se garantir no G6 da competição, o desempenho da equipe de Sylvinho como visitante foi uma das principais armas para a ascensão alvinegra.

Com a vitória por 1 a 0 ante o Grêmio —com gol de Jô—, em seu último jogo fora de casa no primeiro turno, o clube do Parque São Jorge chegou a 19 pontos conquistados de 30 possíveis longe de Itaquera, resultando em um aproveitamento de 63,3%.

Foram cinco vitórias, quatro empates e somente uma derrota —diante do Fortaleza— em 10 partidas, marcando oito gols e sofrendo apenas quatro.

Os números fazem com que o Timão divida a segunda melhor campanha neste quesito na Série A com o Atlético-MG, também com 19 pontos, mas que jogará diante do Red Bull Bragantino hoje (29) e pode melhorar o desempenho. Com 20 pontos de 27 disputados, o time de Bragança Paulista-SP é o visitante mais indigesto da competição.

Se considerada toda a temporada, os números corintianos neste aspecto também são positivos: 11 triunfos, sete empates e três derrotas, com 20 gols marcados e 10 sofridos.

Defesa é pilar da equipe no Brasileiro

Além de estar entre os melhores visitantes no Brasileirão, o Timão também ostenta a terceira melhor defesa do campeonato, com 15 gols sofridos em 18 partidas.

As únicas equipes menos vazadas que o time de Sylvinho são o Atlético-MG, que viu suas redes balançarem apenas 12 vezes, e o Sport, que sofreu 14 tentos.

Em casa, campanha corintiana é de rebaixamento

Embora longe de Itaquera o Corinthians viva uma ótima fase no Campeonato Brasileiro, quando atua na Neo Química Arena, a campanha do Alvinegro é ruim, a terceira pior entre os times da Primeira Divisão.

Até o momento, a equipe paulista soma duas vitórias, dois empates e quatro derrotas em oito partidas em seu estádio, com oito pontos de 24 —ou 33,3% de aproveitamento. Somente Sport e Chapecoense são piores mandantes.

Na próxima rodada, no dia 7 (terça), o Corinthians terá a oportunidade de evoluir no desempenho em casa, pois recebe o Juventude na Neo Química Arena, às 21h30 (horário de Brasília), na rodada que encerra o primeiro turno da Série A.