Topo

Menon: 'Sem ideias modernas, não espero bom futebol do Grêmio nesse ano'

Do UOL, em São Paulo

29/08/2021 04h00

O Grêmio almejou sair do Z4 do Brasileirão, mas amargou mais uma rodada entre os quatro piores colocados. Mesmo jogando em sua arena, o Tricolor gaúcho perdeu por 1 a 0 para o Corinthians neste sábado (28) e continua na zona de rebaixamento do campeonato. A partida foi marcada por alguns lances de nervosismo dos jogadores gremistas, como o que resultou na expulsão do volante Maicon.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte —com os jornalistas Isabela Labate, Menon, Renato Maurício Prado e Rodolfo Rodrigues— a derrota e o descontrole do Grêmio estiveram no centro das discussões. Para os comentaristas, o time gaúcho demonstra poucas virtudes para tentar melhorar sua situação no Brasileiro.

"Achei que o Grêmio começou bem o jogo, marcando em cima e impedindo o Corinthians de jogar. Mas parece que as ideias terminam de uma hora para outra. O Felipão não é um cara arejado. Tirou o Borja e colocou o Diego Souza. É a mesma coisa de sempre: um centroavantão ali para pegar uma casquinha. É um time sem ideias modernas", criticou Menon.

Renato vê o Grêmio nervoso, e isso reflete no desempenho da equipe. "O time está desequilibrado psicologicamente e o Felipão tem culpa. Ele deve estar botando uma pilha monstruosa e o time fica alucinado dessa maneira. É inacreditável. Já vimos muito time bom, grande, que quando entra no Z4 parece estar numa caixa de areia movediça e não consegue sair. É o que está acontecendo com o Grêmio. Tenho dúvidas se não vai brigar até o final contra o rebaixamento", disse.

Para Menon, o Tricolor tem poucas chances de evolução até o fim do campeonato. "O time foi muito prejudicado pela postura antiprofissional do Maicon ao ser expulso daquele jeito. Ele deixou o time na mão. O Grêmio está péssimo no campeonato, na temporada e no jogo. Poderia reagir e ele é expulso de um jeito agressivo, juvenil. Não gostei do Campaz. Não me parece ser uma solução. Acho que o Grêmio vai contar os pontinhos. Tem que ter paciência e melhorar pouco a pouco. Não espero bom futebol do Grêmio nesse ano", lamentou.

Rodolfo vê o time gaúcho em situação complicada, mas ainda assim capaz de se salvar. "O Grêmio vive uma situação caótica. O Felipão não conseguiu acrescentar nada. A apresentação de hoje [ontem] mostrou que o time não tem nada demais. Não consegue mostra futebol capaz de brigar de igual para igual com qualquer equipe grande. O bom para o Grêmio é que tem muito time ruim no Brasileirão. A sorte para escapar do rebaixamento é essa", avaliou, citando a Chapecoense como uma candidata praticamente certa à próxima Série B.

Além da expulsão de Maicon, Renato falou de outro lance que mostrou como os nervos gremistas estão à flor da pele. "O Grêmio está desequilibrado emocionalmente. Não vi motivo para essa reclamação toda. Mas ainda que fosse discutível, o Maicon não pode fazer o que fez. Ele cortou toda e qualquer possibilidade de reação do Grêmio. O time ficou completamente alucinado. Não sei como o Diego Souza não foi expulso. O cara que tira o cartão da mão do juiz tem que tomar o vermelho", enfatizou.

Como o momento gremista não inspira grandes mudanças, Rodrigues acredita que até o futuro de Felipão esteja em risco. "O elenco do Grêmio não é tão ruim e tem muito time fraco nesse Brasileiro. Se houvesse um equilíbrio maior, talvez o time realmente brigaria contra o rebaixamento. O futebol que o Grêmio vem apresentando é péssimo. Não sei se o Felipão aguenta muito tempo nesse time", completou.