Topo

Do ouro olímpico à seleção principal, Malcom diz que "ficha ainda não caiu"

Malcom durante entrevista coletiva de hoje (30) da seleção brasileira, em São Paulo - Reprodução/CBF TV
Malcom durante entrevista coletiva de hoje (30) da seleção brasileira, em São Paulo Imagem: Reprodução/CBF TV

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

30/08/2021 18h44

Pouco mais de três semanas depois de fazer o gol que deu à seleção brasileira o bicampeonato olímpico do futebol masculino em Tóquio, o atacante Malcom se apresentou hoje (30) ao grupo de jogadores da seleção principal que se prepara para três rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar, contra Chile, Argentina e Peru. O jogador do Zenit ainda se surpreende com o feito de 7 de agosto.

"Para mim nem caiu a ficha do gol, um gol histórico assim. Pessoal às vezes me encontra na rua e pergunta se eu tenho noção. Poderia ter sido qualquer outro jogador pelo nosso trabalho na seleção olímpica, importante mesmo era conquistar o ouro. Acabei sendo feliz de fazer o gol e agora é aproveitar o espaço [na seleção principal]", disse, em entrevista coletiva hoje (30), em São Paulo.

Malcom embarcou do Japão diretamente para a Rússia e teve tempo para entrar em campo nos quatro primeiros jogos da temporada do Zenit, em que marcou um gol. A convocação para a seleção principal foi meio de surpresa: ele fez parte da lista suplementar apresentada por Tite na sexta-feira (27) para substituir os nove jogadores vetados pelos times do Campeonato Inglês. Chega disposto a aproveitar as chances.

Malcom - Francois Nel/Getty Images - Francois Nel/Getty Images
Malcom decidiu a final nas Olimpíadas contra a Espanha no segundo tempo da prorrogação
Imagem: Francois Nel/Getty Images

"Primeiramente agradecer a Deus, ao professor e à comissão pela oportunidade, fazia três anos da última vez que vim para a seleção principal e ficamos esperançosos. Estamos fazendo bons jogos. A gente sabe que tem muitos jogadores brasileiros de qualidade e com nível para estar aqui, mas trabalhamos muito para isso. Então para mim é uma honra estar aqui de volta. Agora é dar meu máximo para mostrar que quero estar aqui e esperar a oportunidade com humildade", afirmou o atacante de 24 anos.

É a segunda convocação de Malcom para a seleção principal. A outra foi em outubro de 2018, quando ele ainda defendia o Barcelona. O atacante diz que chega mais maduro para a nova chance: "Eu acho que jogar Champions League, estar num nível acima, me faz estar aqui porque o professor escolhe a dedo. Estou mais preparado do que a última vez e não tenho muito o que falar, só quero mostrar dentro de campo porque fui selecionado e mostrar meu trabalho."