Topo

Jogo de volta será novo capítulo da rivalidade de Corinthians e Ferroviária

Victoria Albuquerque comemora gol pelo Corinthians contra a Ferroviária, pelas semifinais do Brasileiro Feminino - Thiago Calil/AGIF
Victoria Albuquerque comemora gol pelo Corinthians contra a Ferroviária, pelas semifinais do Brasileiro Feminino Imagem: Thiago Calil/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/08/2021 04h00

Após a vitória do Corinthians por 3 a 1 na noite de ontem (29), o jogo de volta das semifinais do Campeonato Brasileiro Feminino diante da Ferroviária, no próximo domingo (4), na Arena Barueri, marcará um novo capítulo de uma das maiores rivalidades da modalidade no país.

As duas equipes protagonizaram importantes confrontos nos últimos cinco anos, decidindo títulos em nível estadual, nacional e continental, e desta vez vão brigar para chegar a mais uma final do Brasileirão.

Os primeiros duelos decisivos começaram em 2017, nas quartas de final do Campeonato Brasileiro. Com vitórias por 2 a 1 e 4 a 0, o Timão passou de fase e foi até a final, mas ficou com o vice-campeonato diante do Santos.

O ano de 2019 marcou a temporada com os maiores confrontos entre a Ferrinha e o Alvinegro. No Paulistão, as equipes se enfrentaram nas semifinais, no fim de setembro, com goleadas corintianas por 4 a 0 e 5 a 1 —na decisão, o time de Arthur Elias sagrou-se campeão diante do São Paulo.

Na mesma semana dos confrontos pelo Estadual, as rivais se enfrentaram na final do Brasileirão. Após empates por 0 a 0 e 1 a 1, a Locomotiva ganhou nos pênaltis por 4 a 2 e ficou com a taça.

A revanche corintiana veio em 28 de outubro, na finalíssima da Copa Libertadores. As alvinegras bateram o time do interior paulista por 2 a 0 e garantiram o primeiro título na competição sul-americana.

O último duelo decisivo ocorreu em dezembro do ano passado e, após triunfos por 3 a 0 e 5 a 1, novamente o Corinthians foi o campeão.

Próximo capítulo pode definir maiores campeãs do país

Com dois títulos para cada lado, Ferroviária e Corinthians são as equipes que mais conquistaram o Campeonato Brasileiro.

O clube que avançar à final terá a chance de buscar o tri e se sagrar o maior campeão da competição. Do outro lado das semifinais, Internacional e Palmeiras disputam a vaga na decisão.

Para passar pela Ferrinha, o Timão precisa de uma vitória, um empate ou uma derrota por um gol de diferença. A equipe de Araraquara tem de vencer por três gols de diferença para ir diretamente à decisão, enquanto qualquer resultado por dois gols de diferença para a Locomotiva levará o confronto para os pênaltis.