Série B: Atletas de Londrina e Coritiba se ajoelham em gesto antirracista
O jogadores de Londrina e Coritiba realizaram um protesto antirracista na noite de hoje, antes do jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. A manifestação acontece dias depois do meia Celsinho ter denunciado racismo na partida contra o Brusque.
Antes do apito inicial no estádio do Café, os atletas das duas equipes se ajoelharam no gramado e levantaram o punho. Uma faixa também foi exibida na entrada do time do Londrina ao campo. No jogo, Celsinho marcou um gol e repetiu o gesto antirracista.
"RACISMO NÃO! O Londrina Esporte Clube repudia todo e qualquer ato de racismo! Essa luta é nossa!", dizia a faixa.
No domingo passado, Celsinho afirmou que foi chamado de "macaco" por uma pessoa ligada ao Brusque — o Londrina chegou a divulgar um vídeo em que é possível ouvir a ofensa.
Na súmula, o árbitro Fábio Augusto Santos Sá Junior registrou que um membro da delegação do time catarinense disse para Celsinho "cortar esse cabelo, seu cachopa de abelha". Vale ressaltar que comentários a respeito do cabelo crespo de pessoas negras são considerados como injúria racial.
Inicialmente, o Brusque negou as injúrias e acusou Celsinho de "falsa imputação de crime". Posteriormente, o clube admitiu o erro e divulgou um novo comunicado com pedido de desculpas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.