Topo

Grêmio planeja antecipar concentração do time antes de volta do Brasileiro

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/09/2021 04h00

O Grêmio deverá entrar em regime de concentração, com jogadores e comissão técnica alojados em hotel de Porto Alegre, antes do habitual na preparação para o jogo com o Ceará, em 12 de setembro, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. A ideia já existia antes dos protestos com atos de vandalismo ao ônibus e CT do clube, na quarta-feira (1).

Felipão e os dirigentes ainda discutem o tempo da concentração antecipada, mas o esboço é reunir todos a partir de terça-feira (7). O plano é simular um período comum em pré-temporada, quando o elenco inicia trabalhos e frequenta o mesmo local durante alguns dias consecutivos.

O Grêmio já sabe, por exemplo, que não vai deixar Porto Alegre. Uma espécie de retiro, fora da cidade, foi descartado ainda na semana passada. Recentemente, o clube adotou o procedimento com Renato Gaúcho e Scolari ao se hospedar em um resort em Atibaia, no interior de São Paulo. Desta vez, a base será o CT Presidente Luiz Carvalho.

A leitura interna é que com o convívio diário, o elenco poderá se integrar e aprofundar a preparação para a retomada do Campeonato Brasileiro, com partidas adiadas em virtude das rodadas das eliminatórias sul-americanas e consequentes desfalques por convocações.

O grupo de trabalho do Grêmio avalia o tamanho do regime de concentração para não "virar o fio" e transformar o convívio em desgaste adicional para o elenco. Nos corredores do clube, a visão é que o time comandado por Luiz Felipe Scolari tem mostrado organização e alguma evolução em fases específicas do jogo, como defesa e transição defensiva. Mas ainda peca na hora de criar chances e explorar bola parada.

Também existe o entendimento que a derrota para o Flamengo tirou confiança dos jogadores. Publicamente, o Grêmio rechaça abalo emocional, mas está atento às recentes expulsões e descontrole crescente ao longo das partidas.

Maicon teve contrato rescindido na segunda-feira (31) após expulsão diante do Corinthians. A iniciativa partiu da diretoria, que considerou um somatório de episódios recentes no dia a dia para chegar a um acordo com o jogador.

Grêmio e Ceará se enfrentam na Arena do Grêmio, no outro domingo (12), às 11h (de Brasília). O jogo diante do Atlético-MG, programado para este final de semana, foi remarcado a pedido da diretoria mineira.