Plano de Neymar para entrar em forma tem dieta vegana e despreocupação
Desde a vitória por 1 a 0 da seleção brasileira sofre o Chile na última quinta-feira (2) que uma pergunta ecoa nas discussões esportivas: Neymar está fora de forma? O próprio jogador diz que não, mas torcedores e comentaristas atribuíram o mau desempenho na nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar à suposição de que ele está longe da melhor condição física.
Segundo apurou o UOL Esporte, este assunto tem sido uma preocupação de Neymar nas últimas semanas. Pessoas do entorno da seleção e do jogador do PSG admitem que há tratamento especial com a parte física por causa de uma transição de temporadas incomum após a disputa da Copa América e da preparação curta. A solução passa por uma dieta vegana e confiança na rápida recuperação do melhor nível atlético.
Neymar encerrou a última temporada pelo PSG no dia 23 de maio e três dias depois se apresentou à seleção brasileira para a disputa de duas rodadas das Eliminatórias e da Copa América. O Brasil chegou até a final da competição, e, de nove jogos entre junho e julho, Neymar jogou oito completos — foi poupado uma única vez. Estava voando fisicamente, não gerou qualquer preocupação e foi elogiado por todos.
Depois da Copa América, Neymar saiu de férias. O PSG deu 20 dias de descanso para os jogadores que participaram dos torneios de seleções, o que invadiu a programação de pré-temporada do clube francês. O brasileiro passou a maior parte do período em sua casa em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, com escapadas para Santos e Balneário Camboriú. O finalzinho das férias foi em Ibiza, na Espanha, onde chegou a encontrar Messi também em período de descanso.
Neymar curtiu as férias sem qualquer restrição. Quando acabaram, voltou a Paris para treinar e fez uma semana de dieta vegana aconselhado por nutricionista e já preocupado com essa questão física. Ele até compartilhou nos Stories do Instagram fotos de refeições com salada e legumes — produtos veganos são aqueles sem qualquer ingrediente de origem animal.
A questão alimentar foi conjunta ao retorno às atividades físicas. Ele fez treinamentos em dois períodos, assim como outros jogadores do PSG que voltaram "atrasados" por causa de compromissos com a seleção, e atrasou sua estreia pelo PSG na temporada. Neymar voltou a jogar só no dia 29 de agosto, na vitória por 2 a 0 sobre o Reims pela quarta rodada do Campeonato Francês.
Ele atuou por 66 minutos, substituído por Messi aos 20 do segundo tempo. Logo depois se apresentou à seleção brasileira e teve duas sessões de treinamento, o que significa que a partida contra o Chile foi somente a segunda de sua temporada. Primeira em campo o tempo inteiro: foram 100 minutos de bola rolando contando os acréscimos dos dois tempos.
Aí está o ponto defendido pelo estafe do jogador e da seleção: atuações como esta recente são normais em começo de temporada, ainda mais para quem não teve pré-temporada, e não significam que Neymar está fora de forma ou condenado a brigar contra a balança na sequência da carreira. A crença é de que o camisa 10 se recupere rapidamente e passe a dar resposta nos próximos dias, quando promete estar mais inteiro fisicamente.
O técnico Tite concorda: "Todos os atletas ficam prejudicados em sua condição técnica neste reinício, isso não é um privilégio dele [Neymar]. Todos que ficaram parados sentem, está aí o Matheus Cunha que estava com problema de lesão e quase não veio, entrou em uma parte só do jogo, então todos os jogadores têm, uns mais, outros menos."
O próximo desafio é amanhã (5), às 16h, contra a Argentina, na Neo Química Arena. Neymar diz que vai usar camisa tamanho M.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.