Quem é Rodallega, jogador que marcou quatro gols contra o Fortaleza
O Bahia tem um novo artilheiro para chamar de seu na continuidade do Brasileirão. Depois de chegar como "sombra" de Gilberto no Esquadrão de Aço, Hugo Rodallega mostrou na noite de ontem (4) para que veio e foi o responsável por marcar os quatro gols da equipe na partida contra o Fortaleza, pela 19ª rodada do torneio.
Antes de se tornar o único a marcar quatro vezes em uma mesma partida durante o primeiro turno desta edição, Rodallega, não estava nem nos planos iniciais da equipe e só chegou ao Pituaçu após as negociações envolvendo Cristian Martínez Borja, em julho deste ano, não avançarem.
Aos 36 anos de idade e natural do Valle del Cauca, no oeste da Colômbia, Rodallega acumula grande parte de sua experiência longe do futebol de seu país natal. Revelado pelo Quíndio, ainda em 2003, e após passar pelo Deportivo Cali, ele jamais retornou à Colômbia.
Depois de sair de seu país, Rodallega jogou no México, onde defendeu Necaxa, Atlas e Monterrey, e logo depois foi atuar no futebol inglês, onde passou sete temporadas defendendo Wigan e Fulham antes de ter uma longa passagem pela Turquia.
Por lá, defendeu três clubes: duas temporadas no Akhisar antes de três temporadas pelo tradicional Trabzonspor. Seu último clube antes de ingressar no Tricolor de Aço foi o Denizlispor.
Ao longo de sua carreira, Rodallega se notabilizou por atuar tanto como centroavante, mas também como jogador de velocidade pelos lados do campo, preferencialmente na esquerda. Com o passar do tempo, foi designado por seus treinadores para atuar dentro da área, como camisa 9.
O clube pelo qual mais marcou gols em sua carreira foi o Akhisar, pelo Campeonato Turco e pela Taça da Turquia. Em 37 jogos disputados, o colombiano marcou 21 gols, uma média de 0,57 por partida.
Passagem pela seleção colombiana
Enquanto estava no futebol mexicano e no inglês, Rodallega chegou a atuar pela seleção da Colômbia na Copa América durante as edições de 2007 e 2011. Além do torneio continental, também participou de alguns jogos válidos pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul.
Sua última atuação pela Colômbia foi na partida contra o Peru, em 2011, ocasião na qual a equipe acabou sendo derrotada nos pênaltis em jogo válido pelas quartas de final da Copa América. Pela seleção nacional, Hugo Rodallega disputou 44 partidas e marcou oito gols.
A próxima oportunidade de ampliar ainda mais seus números será na próxima partida do Esquadrão de Aço, no sábado (11), às 21h, contra o Santos, marcada para acontecer na Vila Belmiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.