Conmebol rejeita Copa do Mundo a cada dois anos: 'Altamente inviável'
A Conmebol emitiu, na tarde de hoje, uma carta em que mostrou discordar da realização da Copa do Mundo a cada dois anos, ideia defendida pela atual diretoria da Fifa - no sistema atual, o torneio é disputado a cada quatro anos.
O pensamento da entidade sul-americana é semelhante ao que foi adotado pelo presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, que divulgou um texto rechaçando a iniciativa nos últimos dias.
No comunicado, a Conmebol disse que a novidade "pode distorcer a competição de futebol mais importante do planeta, rebaixando sua qualidade e prejudicando seu caráter exclusivo e seus atuais padrões exigentes". Ela também abordou o tempo de preparação como fundamental para garantir a "excelência no campo do jogo".
Além disto, os sul-americanos citaram o calendário apertado do futebol como outro entrave para que a iniciativa seja adotada.
"Uma Copa do Mundo a cada dois anos representaria uma sobrecarga praticamente impossível de administrar no calendário de competições internacionais. Nas condições atuais, já é complexo harmonizar datas, horários, logística, preparação adequada de equipamentos e outros compromissos. A situação seria extremamente difícil com a mudança proposta. Pode até colocar em risco a qualidade de outros torneios, tanto de clubes como nacionais."
Por fim, a entidade considerou "altamente inviável" a proposta de dobrar a periodicidade do torneio mundial e ratificou o seu "apoio" ao modelo atual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.