Grêmio fecha acordo com "clube-satélite" e cria Gre-Nal da base em Pelotas
O Grêmio aumentou a rede de captação de jovens em busca de novos jogadores. O clube assinou contrato com o Farroupilha, de Pelotas, que passa a integrar a lista de times que garimpam atletas. O acordo também tem um quê de estratégico na região, que viu a parceria entre Inter e Progresso se consolidar nos últimos anos e revelar nomes como Rodrigo Dourado e Taison.
A parceria estava acertada há semanas, mas o contrato foi assinado na quinta-feira (9), em Pelotas.
O Grêmio Atlético Farroupilha vai buscar atletas que possam atuar nas categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Os clubes assinaram acordo de parceria. A ideia gremista é ampliar a captação de jovens na região sul do Rio Grande do Sul.
O clube de Porto Alegre vai ceder materiais e estrutura ao novo parceiro. O garimpo será em um raio de até 200 quilômetros da cidade de Pelotas.
Pelotas tem outro clube que serve de núcleo de captação há três décadas. O Progresso Futebol Clube, que possui parceria com o Internacional e já levou vários jogadores ao Beira-Rio. Emerson, ex-volante da seleção brasileira, é um dos cases que fez o caminho oposto e parou no Grêmio. Mas nos últimos anos o acordo com o Colorado é forte. A lista de talentos que fizeram o caminho Progresso-Inter tem Daniel Carvalho, Josimar, Taison, Rodrigo Dourado e Heitor como destaques.
O Grêmio soma 15 núcleos de captação espalhados pelo Brasil. O clube gaúcho também negocia, conforme mostrou a coluna De Primeira, para ter uma espécie de clube-satélite no Uruguai. O formato da parceria ainda é discutido internamente.
Em 2021, o Grêmio inaugurou novos prédios no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. O clube investiu em alojamento, academia e setor de saúde, áreas de segurança, além de reformas no estádio que recebe partidas das categorias de base.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.