Topo

Olimpia é multado em R$ 156 mil por caso de racismo contra jogadores do Fla

Gabigol disputa a bola no duelo entre Flamengo e Olimpia, pela Libertadores - Twitter Conmebol
Gabigol disputa a bola no duelo entre Flamengo e Olimpia, pela Libertadores Imagem: Twitter Conmebol

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/09/2021 17h07

A Conmebol puniu o Olimpia (PAR) por ofensas racistas dirigidas por alguns torcedores em jogo contra o Flamengo, em jogo válido pelas quartas de final da Copa Libertadores.

A entidade multou os paraguaios com uma pena de 30 mil dólares (R$ 156,7 mil), mas cabe recurso. Na ocasião, Gabigol e o goleiro Gabriel Batista foram alvos. Jogadores como Matheuzinho e Rodinei rebateram os paraguaios e o Fla relatou o caso ao delegado do jogo.

O Código Disciplinar da Conmebol prevê a punição em um de seus artigos:

"Qualquer jogador ou oficial que insulte ou atente contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, por motivos de cor de pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem será suspenso por, no mínimo, cinco partidas ou por um período de tempo de, no mínimo, dois meses. 2. Qualquer Associação Membro ou clube cujos torcedores incorram em comportamentos descritos no parágrafo anterior será sancionado com uma multa de, pelo menos, 15 mil dólares".

Os paraguaios ainda foram sancionados em mais 20 mil dólares (104,5 mil) por "acender chamas, fogos de artifício ou qualquer outro objeto pirotécnico" e "não acatar as instruções dos oficiais das partidas".