Atlético-MG faz mistério por Diego Costa, que treina em até três períodos
O calendário de decisões do Atlético-MG segue recheado e o clube, que divide atenções no Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil, trabalha para ter todo o elenco à disposição do técnico Cuca nos confrontos importantes. Mas, para isso, dois jogadores precisariam se recuperar rapidamente, os atacantes Diego Costa e Savarino, que fazem trabalhos especiais no departamento médico e na transição, respectivamente.
A situação que demanda mais cuidados é a de Diego Costa. Ele sofreu uma lesão na parte posterior da coxa esquerda aos oito minutos do segundo tempo na partida de ida das semifinais da Copa Libertadores, contra o Palmeiras, no Allianz Parque. O Atlético-MG oficialmente não divulgou o grau do problema na perna do hispano-brasileiro e faz mistério, até com certo jogo de cena, para esconder dos rivais a real condição física do atacante, praticamente vetado para a partida deste sábado (25), às 21h, contra o São Paulo, no Morumbi, pela 22ª rodada do Brasileirão.
Os perfis do Atlético-MG nas redes sociais exibiram ontem (23) imagem de Diego Costa com a mensagem de que o clube trabalha para ter o centroavante apto a atuar contra o Palmeiras na partida de volta da Libertadores, na terça-feira (28), às 21h30, no Mineirão. Um jogo de cena conhecido no futebol, no intuito de pelo menos confundir o próximo adversário.
O próprio Diego publicou em seu Instagram pessoal uma foto na academia da Cidade do Galo, em cima de uma bicicleta ergométrica, ao lado de outros atletas atleticanos, o que acabou animando os torcedores. Porém, o UOL Esporte apurou que a situação médica do jogador não é tão simples assim.
A lesão sofrida por Diego Costa foi de intensidade média (grau 2), atingindo o bíceps femoral da coxa esquerda. Em pessoas comuns, ou seja sem histórico de atleta, segundo um fisioterapeuta consultado pela reportagem, esse tipo de contusão demandaria aproximadamente oito semanas — dois meses — de tratamento até a cicatrização.
No entanto, como Diego Costa tem toda uma estrutura profissional médica à disposição, esse prazo pode ser reduzido com intensidade no tratamento. Mas, o centroavante poderia precisar de algo em torno de 15 a 25 dias para voltar aos gramados. Tempo superior à data do confronto com o Palmeiras, marcado para o dia 28 — daqui a quatro dias.
O UOL também apurou que o jogador faz atividades específicas por três períodos, dois na Cidade do Galo, observado pelos médicos, e ainda cumpre um cronograma de atividades em sua própria casa. Tudo por uma tentativa de acelerar ao máximo a recuperação.
Savarino
Já o atacante venezuelano está à frente no quesito recuperação e segue trabalhos de transição no centro de treinamento alvinegro. Savarino se machucou no dia 9 de setembro, durante a partida Paraguai e Venezuela, e teve problemas no tendão do adutor da coxa direita. Ontem, o Atlético-MG divulgou um vídeo do atleta trabalhando com bola em uma atividade com o técnico Cuca.
O departamento médico do Atlético-MG também não deu parecer sobre o período de recuperação de Savarino, que deve ficar fora contra o São Paulo, mas pode, quem sabe, aparecer pelo menos no banco de reservas no duelo com o Palmeiras na próxima semana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.