Palmeiras de Abel Ferreira não treme em clássicos estaduais; veja números
O clássico contra o Corinthians, na Neo Química Arena, no próximo sábado (25) será o 15º de Abel Ferreira no comando do Palmeiras. O português, até o momento, tem ótimo retrospecto com o Alviverde enfrentando Santos, Corinthians e São Paulo na soma geral. Mas há uma grande disparidade nos números comparando os duelos com cada um dos rivais isoladamente.
Curiosamente, Abel teve jogos eliminatórios e decisivos contra os três rivais. Em 14 clássicos, Abel soma seis vitórias, seis empates e duas derrotas. A sua vítima favorita é o Santos, com quem, vale lembrar, ele travou o mais importante entre os jogos realizados contra clubes brasileiros, a final da Copa Libertadores de 2020.
Embora bons, os 57,14% de aproveitamento em clássicos puxam para baixo a média de desempenho geral do treinador à frente do clube —88 jogos, 48 vitórias, 19 empates e 21 derrotas: 61,74%. E muito disso tem a ver com o desempenho do técnico contra o São Paulo, já que contra Santos e Corinthians, ele se saiu substancialmente melhor.
Abel conquistou título e vagas contra os rivais
Foram quatro jogos contra o time da Baixada Santista, com três vitórias e apenas um empate, logo em seu primeiro clássico. Em dezembro do ano passado, Abel e o Palmeiras desceram a Serra em direção à Vila Belmiro para empatar em 2 a 2 com o Santos de Cuca. Contra o Peixe, Abel soma 83,2% de aproveitamento dos pontos.
O Corinthians também sofreu na mão do treinador. Ferreira jamais perdeu para o maior rival do Palmeiras. Em quatro jogos, foram dois empates e duas vitórias, ambas épicas. Em 18 de janeiro deste ano, o Verdão fez 4 a 0 sobre os alvinegros no Allianz Parque e se encheu de moral para a final da Libertadores, depois da ducha de água fria no segundo jogo da semifinal do Continental —derrota por 2 a 0 diante do River Plate (ARG).
A segunda vitória aconteceu em maio, em Itaquera: 2 a 0 na semifinal do Paulista. Luiz Adriano e Rony fizeram partida impecável e levaram o Verdão a conquistar a vaga na final do Estadual. Contra o Corinthians, o Palmeiras de Abel conquistou 66,6% dos pontos. Na atual edição do Brasileiro, os clubes empataram em 1 a 1 no 1º turno, no Allianz Parque.
Pedra no sapato, São Paulo foi batido em jogo mais crucial
Já quando o assunto é o São Paulo, o desempenho cai bastante. Muito embora tenha vencido o duelo mais recente e, possivelmente para o Palmeiras, o mais importante, já que o Campeonato Paulista não era prioridade do Alviverde, a inferioridade numérica do técnico contra o clube do Morumbi é grande.
Mas a única vitória foi categórica. Os 3 a 0 no jogo de volta das quartas da Libertadores encerraram um jejum de quase 50 anos do Palmeiras sem vitórias sobre o São Paulo pelo torneio continental. Abel ainda colheu três empates e duas derrotas diante do Tricolor, os dois únicos clássicos que perdeu, perfazendo um aproveitamento de 33,3% dos pontos.
Veja lista com todos os clássicos do Palmeiras com Abel:
05/12/20 - Santos 2 x 2 Palmeiras - Brasileiro
18/01/21 - Palmeiras 4 x 0 Corinthians - Brasileiro
30/01/21 - Palmeiras 1 x 0 Santos - Libertadores (Final)
03/03/21 - Corinthians 2 x 2 Palmeiras - Paulista
16/04/21 - Palmeiras 0 x 1 São Paulo - Paulista
06/05/21 - Palmeiras 3 x 2 Santos - Paulista
16/05/21 - Corinthians 0 x 2 Palmeiras - Paulista (Semifinal)
20/05/21 - Palmeiras 0 x 0 São Paulo - Paulista (Final)
23/05/21 - São Paulo 2 x 0 Palmeiras - Paulista (Final)
12/06/21 - Palmeiras 1 x 1 Corinthians - Brasileiro
10/07/21 - Palmeiras 3 x 2 Santos - Brasileiro
31/07/21 - São Paulo 0 x 0 Palmeiras - Brasileiro
10/08/21 - São Paulo 1 x 1 Palmeiras - Libertadores (Quartas)
17/08/21 - Palmeiras 3 x 0 São Paulo - Libertadores (Quartas)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.