Veja qual será o protocolo para a volta da torcida aos estádios em SP
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou ontem o retorno gradual dos torcedores aos estádios de futebol do estado a partir de 4 de outubro.
Há, no entanto, alguns protocolos a serem cumpridos para que o cidadão comum consiga acompanhar uma partida das arquibancadas.
A primeira delas, além da compra do ingresso, é estar 100% vacinado: será necessário apresentar, na porta dos estádios, o comprovante das duas doses da imunização da Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer - no caso da Janssen, como a dose é única, basta exibir a caderneta referente.
Quem está parcialmente imunizado também poderá assistir a um jogo presencial, desde que este torcedor comprove um teste negativo de covid-19 com validade de 48h para os do tipo PCR (ou de 24h para os testes de antígeno). Quem não tomou nenhuma vacina está proibido de frequentar estádios.
Além disto, o governo paulista afirmou que o "uso de máscara é obrigatório em todos os setores do estádio" - não foram divulgados, até o momento, detalhes sobre possíveis punições aos infratores.
Estádios cheios? No começo, não
A medida divulgada na noite de ontem também detalha a lotação máxima dos estádios ao longo do tempo.
Entre os dias 4 e 15 de outubro, apenas 30% da capacidade total de cada local poderá ser ocupada. A partir daí, este número sobe para 50% até 1° de novembro.
Nos dois últimos meses do ano, ainda de acordo com Doria, os estádios poderão ter, novamente, 100% de lotação.
Leia o comunicado oficial do governo de São Paulo:
"O Comitê Científico do Governo do Estado de São Paulo autorizou a volta do público nos estádios de futebol a partir do dia 4 de outubro. A capacidade será limitada para 30%, com o cumprimento de todas as normas sanitárias e de prevenção contra a Covid-19. Após o dia 16 de outubro a capacidade será ampliada para 50%.
Para o ingresso nos estádios, os clubes devem exigir um comprovante com esquema vacinal completo, ou seja, duas doses da vacina Coronavac, Astrazeneca e Pfizer ou dose única da Janssen. Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal, deverá ter tomado ao menos uma dose de vacina e apresentar um teste negativo com validade de 48h para os do tipo PCR ou 24h para os testes de antígeno. O uso de máscara é obrigatório em todos os setores do estádio".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.