São Paulo precisa superar aproveitamento do Atlético-MG para alcançar o G4
A campanha de altos e baixos no Campeonato Brasileiro mantém o São Paulo longe da disputa por vaga na próxima Copa Libertadores. Para alcançar o G4 e igualar o desempenho no Brasileirão 2020, o Tricolor agora precisa superar o aproveitamento que o líder Atlético-MG teve até aqui. Os dois times se enfrentam às 21 horas (de Brasília) de hoje (25), no Morumbi.
Os 26 pontos que conquistou atualmente colocam o São Paulo na 12ª posição, mais perto da zona de rebaixamento (três pontos) do que do G4 (sete), o que já lhe garantiria um lugar na fase de grupos da Libertadores. Neste Brasileirão inteiro, o clube nunca apareceu na primeira metade da classificação. Para compensar o terreno perdido e alcançar ao menos o quarto lugar, o Tricolor teria que acelerar o passo e conseguir nos jogos que faltam um aproveitamento acima dos 75% que o Atlético-MG vem fazendo no Brasileirão.
A hipótese leva em consideração a meta de 66 pontos, que foram suficientes para garantir o quarto lugar nas últimas três edições do Brasileirão —foi inclusive a pontuação do São Paulo em 2020. Para as vagas indiretas do G6, 60 pontos devem ser suficientes (como nos últimos Nacionais). Já para um G7, G8 ou até G9, a depender dos campeões da Copa do Brasil, da Sul-Americana e da Libertadores, as contas do São Paulo ficam menos difíceis.
Seja como for, para efeito de comparação, a esta altura do Brasileirão de 2020 o São Paulo estava colado no líder Atlético-MG (41 e 42 pontos) após 21 partidas jogadas. Era o auge do Tricolor sob o comando de Fernando Diniz, com uma longa invencibilidade. O técnico ainda conseguiria mais algumas vitórias, incluindo também uma partida demolidora contra próprio Galo, então dirigido por Jorge Sampaoli, para abrir sete pontos na liderança. A partir dali, porém, o rendimento tricolor despencou, resultando na sequência de tropeços que culminaria em sua demissão e na perda do título.
Agora, o São Paulo vive o desafio de resgatar o futebol que animou a torcida no Campeonato Paulista. Crespo volta a ter duas peças importantes: Léo, que retorna de suspensão e permite a retomada do esquema com três zagueiros, e Luciano, que tinha uma irritação no olho mas treinou nesta sexta-feira (24) e deve jogar.
FICHA TÉCNICA
São Paulo x Atlético-MG
Competição: Campeonato Brasileiro, 22ª rodada
Data: 25/09/2021 (sábado)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa, GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa, GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa, GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
SÃO PAULO: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Galeano, Luan, Liziero (Gabriel Sara), Nestor e Reinaldo; Rigoni e Luciano. Técnico: Hernán Crespo.
ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano (Guga), Júnior Alonso (Igor Rabello), Nathan Silva e Guilherme Arana; Jair, Allan (Nathan), Zaracho e Nacho Fernández; Hulk e Vargas. Técnico: Cuca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.