Topo

Atlético-MG

Atleticana que virou meme transforma zoações em lição de amor pelo Galo

Rebeca Nery, de 21 anos, viralizou nas redes sociais após a eliminação do Atlético-MG na Libertadores - Reprodução
Rebeca Nery, de 21 anos, viralizou nas redes sociais após a eliminação do Atlético-MG na Libertadores Imagem: Reprodução

Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

30/09/2021 12h32

O dia 28 de setembro de 2021 jamais sairá da memória de uma torcedora apaixonada pelo Atlético-MG. E ao contrário do que muitos possam pensar, não será pela tristeza ao ver o time de coração, pelo qual torce desde o primeiro ano de vida, doutrinada pela saudosa avó, dona Ângela, ser eliminado pelo Palmeiras nas semifinais da Libertadores.

Rebeca Nery, flagrada aos prantos pela TV, quando o árbitro Wilmar Roldán se preparava para encerrar o confronto no Gigante da Pampulha, virou meme nas redes sociais e motivo de gozação para cruzeirenses e torcedores de outros clubes. Contudo, com muita classe e sabedoria, a jovem de 21 anos virou esse jogo e, em poucas horas, viu o perfil no Instagram pular de 1.600 para mais de 22 mil seguidores.

"Pelo o que eu vi, aquela imagem que viralizou foi feita aos 85 minutos de jogo. Eu estava chorando desde o início. Estava muito ansiosa. Meu namorado achou que eu ia dar algum piripaque no jogo. Eu soube que tinha virado meme no final da partida, faltando uns 2 minutos. Começou a chegar muita mensagem para o meu namorado e para os meus pais. Familiares e amigos falando que eu tinha aparecido na TV. Achei que tinha que sumir do mapa, desativar instagram. Tem gremista, vascaíno, flamenguista e palmeirenses me seguindo", conta a estudante de direito ao UOL Esporte.

"Tem muita zoação, mas estou lendo muita mensagem boa do Atlético. Teve muita falta de respeito. O bom é que o próprio torcedor do Galo está respondendo para mim, pois não tenho tido tempo para acompanhar tudo o que me mandam", acrescenta. De acordo com ela, a intenção é usar esta "fama nas redes" para produzir conteúdo mostrando a reação da família em dias de jogos do Galo e contar para o mundo a essência deste sentimento imenso pelo clube.

torcedora - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Rebeca e a avó, dona Ângela, responsável pelo amor pelo Atlético-MG na família
Imagem: Arquivo Pessoal

Raízes da avó

A paixão de Rebeca pelo Atlético-MG vem de berço. E na família, que quase infarta durante os jogos, quem ensinou o que é amar o alvinegro foi dona Ângela, avó de Rebeca, que faleceu um mês antes da conquista da Libertadores de 2013. Apesar de já terem se passado 8 anos, a saudade dela é diária e faz com que a neta se emocione ao lembrar de sua importância.

"Minha avó fez a família inteira ser atleticana. Para se ter ideia, meu avô, cruzeirense, falava que era vascaíno só para não contrariá-la. Tem muita gente achando que virei atleticana da noite para o dia, mas esta paixão vem de décadas. Minha avó queria ser cremeda e ter as cinzas espalhadas na porta do Mineirão. Segundo ela, para nunca deixar de ver o Galo jogar", relata Rebeca.

Em homenagem à avó, a torcedora que transformou um meme pejorativo em aula de atleticanismo fez um texto, para que todos saibam o tamanho deste amor.

"Hoje vou tentar expressar em palavras o sentimento atleticano, um sentimento único, confiante, ansioso e humilde! Acostumados com obstáculos e dificuldades os atleticanos se baseiam em vitórias sofridas, suadas, difíceis, mas uma vitória completa do jeito que um alvinegro gosta, com humildade, determinação, RAÇA, e acima de tudo muita fé.

Já ouviu a frase "torcedor é torcedor, atleticano é atleticano". Exatamente, somos mais que meros torcedores de um time qualquer, somos uma família, influenciando um ao outro, gerações e gerações, uma família extremamente forte, grande e unida. Ser atleticano é acompanhar do berço, é aprender a cantar o hino do galo primeiro antes mesmo do hino nacional.

Ser atleticano é lindo, é gostoso, é emocionante, é vivenciar cada detalhe, cada ansiedade, cada rua de fogo? é como se os minutos passassem muito devagar, mexendo com cada batida do nosso coração. Hoje aos 21 anos posso dizer que minha maior herança é o Clube Atlético Mineiro. Por que? Pelos simples fato de me sentir conectada com a pessoa que ensinou não só uma família inteira, mas sim bastante gente a sentir essa paixão, esse amor incondicional pelo time! Agradeço imensamente a minha avó, Dona Angela, por me fazer fanática, assim como fez com todos os filhos, sobrinhos e amigos.

Está ai o "SER ATLETICANO", é transmitido com amor, algo que vem de berço, vem de dentro para fora, passado por gerações. Para mim o Atlético se tornou meu refúgio a partir do dia que minha vó faleceu! Ela ainda vive em mim e principalmente no Atlético, eu sinto a presença dela em todo jogo, cada gol, cada comemoração, eu sinto ela, eu sinto o amor dela na mesma intensidade que ela amava assistir e presenciar um jogo do atlético, eu amo esse time imensamente por me fazer feliz e me lembrar dela cada vez mais.

Se não existisse o Atlético Mineiro eu não estaria completa, não teria uma conexão espiritual tão intensa envolvendo "apenas futebol". Nunca é só futebol! Gratidão fazer parte da família atleticana, da massa mais fanática que eu ja conheci, gratidão dividir sentimentos com milhares de pessoas que as vezes eu nem conheço.
Eu sou apaixonada por cada detalhe do Galo, cada batalha, cada sofrimento, cada vitória, cada título!

Já provamos a muitos que não somos arrogantes, somos humildes, cabeça em pé, um dia de cada vez, com muita cobrança e apoio na medida certa!
E foi assim que o Clube Atlético Mineiro fez história na vida de cada um que para pra assistir 105 minutos? e vai ser sempre assim, contra o vento e contra todos!
O Galo não faz parte só da minha história, faz parte da história de cada um, está no coração de cada um e hoje mais uma vez estamos aqui com o coração na boca a espera de 21hr, é como se o tempo parasse para nós e andasse mais devagar que o normal. É acordar e tentar manter o dia ocupado para passar rápido, é dar dor de barriga, dor de estômago, dor de cabeça? é gente conferindo pressão, batimentos, é coisa de louco e louco apaixonado, isso é certo!

Clube Atlético Mineiro, não só eu, mas toda massa atleticana agradecemos tudo que passamos para estar onde estamos hoje, agradecemos a humildade e raça entregue nos jogos, e contamos com vocês, jogadores, comissão técnica, diretoria, todos vocês, sem exceção! Estamos juntos nessa e estaremos sempre aqui mandando vibrações positivas de onde estivermos, que tenhamos um bom jogo, um espetáculo em campo e continuemos fortes e cheio de raça, estamos com vocês sempre!!!!!!

Atlético-MG