Topo

Fluminense

Flu envia protocolo à Prefeitura por 20 mil torcedores contra o Fortaleza

Fluminense enviou protocolo à Prefeitura do Rio para ter a torcida de volta aos estádios no Brasileirão - Lucas Merçon/Fluminense
Fluminense enviou protocolo à Prefeitura do Rio para ter a torcida de volta aos estádios no Brasileirão Imagem: Lucas Merçon/Fluminense

Caio Blois e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/09/2021 17h59

O Fluminense deu um passo importante para ter o retorno de sua torcida ao Maracanã. O clube enviou à Prefeitura do Rio de Janeiro um protocolo sanitário para ter 20 mil torcedores, cerca de 30% da capacidade do estádio, na partida contra o Fortaleza, na próxima quarta (6), às 21h30, pelo Brasileirão.

O Tricolor é o único dos grandes do Rio que ainda não teve o retorno de sua torcida aos jogos por conta da pandemia de coronavírus. Após o aval dos clubes da Série A, que aprovaram o retorno do público, o Flu busca a liberação do público junto às autoridades sanitárias municipais, que confirmaram a solicitação do clube das Laranjeiras ao UOL Esporte.

Em agosto, o clube pleiteou a volta dos torcedores para um evento-teste nas quartas de final da Libertadores, contra o Barcelona-EQU, mas sua solicitação não foi autorizada. À época, a cidade via crescimento de casos por conta da variante delta e sofria com paralisação da vacinação em função de atrasos de entregas do governo federal.

Agora, com 50% de público liberado para os jogos pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e sua equipe, o Flu enviou um documento que será analisado pelo Instituto de Vigilância Sanitária (IVISA). A tendência é pela liberação, como já foi feito com Flamengo, Vasco e Botafogo, clubes nos quais o Tricolor utilizou também pontos do protocolo que deram certo.

A utilização de máscaras, o distanciamento social e a necessidade de realizar testes estão presentes no documento enviado pela diretoria do Fluminense na tarde desta quinta (30).

Se a solicitação for aprovada, só será permitida a entrada de torcedores com ao menos uma dose da vacina. Todos precisarão realizar um teste de antígeno para a covid-19. O clube preferiu esse tipo de exame porque o RT-PCR possui um custo mais elevado. O último jogo do Tricolor com torcida no Maracanã foi a vitória sobre o Resende por 4 a 0, pelo Campeonato Carioca, em 8 de março de 2020.

O clube não divulgou oficialmente outros detalhes do protocolo. A tendência, segundo apuração do UOL, é que os sócios que permaneceram em dia durante a pandemia tenham gratuidade ou paguem custo baixíssimo, a depender do plano vigente. O espaço segue aberto para a manifestação do clube.

Fluminense