Topo

OPINIÃO

Marluci: "Se o Fla equilibrar ataque e defesa, tem tudo para ser campeão"

Do UOL, em São Paulo

30/09/2021 04h00

Classificado para a final da Libertadores após vencer o Barcelona-EQU por 2 a 0 nesta quarta-feira (29), o Flamengo mais uma vez exibiu alguns contrastes. Embora tenha um ataque incisivo e de grande qualidade técnica, as falhas no sistema defensivo chamam a atenção. A lesão muscular sofrida pelo zagueiro David Luiz coloca ainda mais dúvidas para o técnico Renato Gaúcho tentar solucionar os problemas do setor.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com a participação de Luiza Oliveira, José Trajano, Marluci Martins e Ronaldão - o sistema defensivo do Flamengo foi apontado pelos convidados como o setor que mais precisa de ajustes. Nas duas partidas contra o Barcelona-EQU, o adversário teve espaço no início e levou perigo ao goleiro Diego Alves, que fez boas defesas.

"Não quero estragar a festa de ninguém. Sabemos que a qualidade do meio-campo e do ataque do Flamengo é indiscutível. Agora, o setor defensivo tem alguns problemas. Hoje [ontem], esteve muito bem servido pelo goleiro. Diego Alves acertou tudo. É o que vem acontecendo com o Flamengo desde o início da temporada. Com o Renato Gaúcho, vinha goleando e agora diminuiu um pouco o ritmo. Se o Flamengo conseguir equilibrar melhor ataque e defesa, tem tudo para ser campeão", analisou Marluci.

Trajano vê o setor defensivo do Flamengo sofrer com as frequentes ausências de seus titulares". Não é de hoje que a defesa tem problemas. O Rodrigo Caio frequentou mais o departamento médico do que os gramados. Contrataram o Leo Pereira, mas ele está fora da final. O Gustavo Henrique nunca se acertou direito. Na verdade, o Flamengo sente falta do Pablo Marí. Quando tinham ele e o Rodrigo, a defesa não era tão vulnerável assim", disse, referindo-se ao zagueiro que deixou o clube e foi contratado pelo Arsenal.

Para Ronaldão, a força ofensiva do Flamengo acaba expondo mais a equipe em sua defesa, o que gera uma cobrança maior sobre o setor. "Uma equipe que tem um ataque poderosíssimo como o Flamengo vai abrir espaços e sofrer contra-ataques. Na final contra o Palmeiras, não pode deixar esses espaços como contra o Barcelona-EQU. Precisa ajustar algumas coisas em seu setor defensivo", avaliou o ex-zagueiro.

Para Marluci, embora haja tempo para David Luiz se recuperar da lesão muscular e disputar a final da Libertadores, o zagueiro será uma ausência de peso para os próximos jogos do Brasileirão. "Uma preocupação agora para o Brasileiro é o David Luiz. Ele é um jogador que precisava de ritmo e já mostrou ter uma identificação grande com o Flamengo. A torcida gostou muito da estreia dele no primeiro jogo contra o Barcelona-EQU", comentou.

Trajano também chamou a atenção para as mudanças de posicionamento no miolo de zaga do Fla, que o deixam confuso. "Não entendo que, quando joga o David Luiz, o Rodrigo Caio joga pela direita. Entra o Gustavo Henrique, ele vai jogar pela esquerda. Quando não está o Rodrigo, o Gustavo joga pela esquerda. Não entendo bem isso, quem tem pé esquerdo ou direito. É complicado", concluiu.