Camisa 'correios' da Juventus busca conexão a experiências além do futebol
A Juventus apresentou para a temporada atual uma camisa número 3 que chamou a atenção devido à mescla das cores branca, amarela e azul, o que acabou virando meme, com piadas que remetiam ao design de uma bola de vôlei ou o uniforme dos Correios.
Em entrevista a Mauro Cezar Pereira no programa Dividida, do Canal UOL, o designer Glauco Diógenes explica o que está por trás do modelo produzido pela Adidas para a Juventus, ressaltando a mudança no perfil do clube italiano, que foi vendido para um grupo de investidores e hoje tem uma filosofia de buscar um público além do futebol.
"Se você pegar a relação de últimas camisas da Juventus, que são camisas que realmente são muito agressivas para o universo do futebol, tem a ver com esse posicionamento de experiência de marca. Qual é a proposta deste grupo investidor? A proposta é que a marca Juventus seja uma marca de experiências cada vez mais. Então você tem ali a joalheria Juventus quando eles fizeram a atualização desse escudo, restaurantes luxuosos, a experiência do próprio estádio novo, que ali o futebol é mais uma experiência", afirma Glauco.
"Essa camisa especificamente tem muito dessa conexão com o que é o novo italiano, com o que é o italiano hoje que consome o rap, que vive a moda, que tem as suas questões também do ponto de vista social, com problema de emprego e também com o seu comportamento diante da vida, onde o futebol é importante, mas ele já não é mais o ponto de representatividade principal, como você já teve nos anos 1980 e 1990", completa.
O designer explica a busca por representatividade no vídeo de apresentação da camisa, com inspiração na moda de rua e uma mistura de elementos além do futebol, mirando também em um público mais jovem. Agora, com todos esses elementos, dá para aprovar a camisa? Glauco acha que não.
"Então, esse mashup está muito difuso, esse caldeirão está muito misturado e a camisa é exatamente essa proposta de disrupção, assim, somos diferentes e ponto, assumimos que somos e queremos ser assim. Tem isso nesse mote de lançamento. Então, para a gente, é muito chocante. Eu, particularmente, acho que essa camisa é muito pouco feliz para o meu gosto, não é uma camisa que eu usaria", justifica.
"Ela traz alguns grafismos, alguns elementos que são cores que estão presentes dentro das cores complementares da Juventus, o próprio azul, o amarelo, que a gente vê em uniformes reservas, fazem parte da ancestralidade e do conjunto de elementos visuais da marca, mas é uma proposta de construção completamente disruptiva, completamente fora da caixa e que não está falando com um público como eu, a conversa é com essa galera mais jovem, eles querem entender profundamente o que essa galera quer, como é que ele se comporta no TikTok", conclui.
O Dividida vai ao ar às quintas-feiras, às 14h, sempre com transmissão em vídeo pela home do UOL e no canal do UOL Esporte no Youtube. Você também pode ouvir o Dividida no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Amazon Music.
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