Alex faz balanço de 6 meses como técnico no São Paulo: 'Aprendizado diário'
O ex-meia Alex de Souza está prestes a completar seis meses como treinador do sub-20 do São Paulo e curte a boa fase no comando do time. Em resposta ao UOL Esporte, ele compara a função aos tempos de jogador, valoriza o aprendizado diário e fala de promessas da base tricolor.
"Não tem nada a ver com ser jogador. Diria que jogar é mais simples, mais prazeroso e menos complexo", diferencia o agora treinador. "Mas para mim está ótimo, porque está sendo como imaginei que seria. Como é um processo diário de aprendizado, está sendo muito válido para mim. Feliz demais e a cada dia mais certo de que fiz a escolha correta", celebra Alex, que chegou a ser cotado para times profissionais, mas preferiu começar na base tricolor.
Ele assumiu o cargo em abril e deixou claro desde o começo que os resultados seriam secundários, pois a prioridade seria desenvolver atletas para o time principal. Meses depois, porém, o trabalho do treinador apresenta não só bons nomes observados de perto pela comissão de Hernán Crespo, mas também bons resultados: a equipe lidera o Brasileirão sub-20 e o seu grupo no Paulistão da categoria.
"Óbvio que vencer é sempre melhor, mas meu trabalho aqui é feito de processos", diz Alex. "Tanto para os meninos, quanto para mim. Sabíamos que as derrotas aconteceriam em alguns momentos. Mas para aquilo que fui contratado e me propus a fazer, não posso reclamar de nada. Está tudo dentro do que foi combinado quando acertei", explica o treinador.
Uma das primeiras tarefas de Alex no São Paulo foi ajudar Crespo a fazer a lista de inscritos no Paulistão. Após estrear em junho, ele sustentou dez jogos de invencibilidade logo de cara, viu o São Paulo golear o Palmeiras em que é ídolo e mais recentemente vencer um jogo por 12 a 1, a maior goleada da história de Cotia. O atual aproveitamento do técnico à frente do sub-20 é de 73,6%.
Mais importante do que isso, considera Alex, é aprimorar as promessas da base. No começo do mês, o coordenador de futebol Muricy Ramalho citou o zagueiro Beraldo, o lateral Nathan, o meia Pedrinho e o atacante Vitinho entre os bem cotados para subir ao profissional em 2022. O técnico do sub-20 evita falar em nomes, mas valoriza a evolução.
"Cada um deles, e também mais outros nomes vivem seus processos de evolução e de aprendizado. Serão usados no principal? Não sou eu quem vai responder; isso é com o pessoal do time principal. São atletas do clube, e o clube vai decidir o que fará com eles. Enquanto estiverem comigo, trabalharemos juntos para evoluirmos juntos", afirma Alex.
O sub-20 do São Paulo volta a campo às 16 horas (de Brasília) deste domingo (3), no mesmo horário em que os profissionais jogam pelo Brasileirão. O jogo em Cotia é contra o Fluminense, tem transmissão da TV Band e vale pela 19ª e penúltima rodada da primeira fase do Brasileiro da categoria. A equipe está garantida no mata-mata e aguarda a definição do adversário nas quartas de final.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.