Topo

Novidade de Tite, Arthur Cabral é principal brasileiro na Chuteira de Ouro

Arthur Cabral marcou 20 gols na temporada europeia, mais que qualquer outro brasileiro - Divulgação
Arthur Cabral marcou 20 gols na temporada europeia, mais que qualquer outro brasileiro Imagem: Divulgação

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

02/10/2021 16h18

O técnico Tite surpreendeu muitos brasileiros ao convocar o centroavante Arthur Cabral, do Basel (SUI), para a seleção após o corte de Matheus Cunha, do Atletico de Madri (ESP). No entanto, em território europeu, o jogador ex-Palmeiras já é bem conhecido, cobiçado por diversos times e o principal brasileiro na Chuteira de Ouro — premiação concedida ao maior artilheiro da Europa na temporada.

Com 11 gols em oito jogos no campeonato suíço, Cabral ocupa a nona colocação no ranking do prêmio com 16,5 pontos — uma vez que a liga de seu país tem peso 1,5 segundo as regras da Chuteira de Ouro. O próximo brasileiro na lista é o experiente meia João Paulo, apenas o 119º, que marcou oito vezes na modesta liga do Cazaquistão.

No ano passado, Arthur Cabral foi o segundo brasileiro melhor colocado no prêmio: somou 27 pontos e ficou em 69º. João Pedro, o líder entre os atletas brasileiros, somou 32 pontos ao marcar 16 vezes pelo Cagliari (ITA) e terminou em 32º. Robert Lewandowski foi o vencedor com 82 pontos ao marcar 41 vezes pelo Bayern (ALE).

Pode parecer uma eternidade, mas Arthur Cabral deixou o Brasil há apenas três anos e completou 23 anos de idade nesta temporada. O bom desempenho na Suíça já chama atenção de clubes europeus das principais ligas do continente que já fizeram tentativas para tirar o jogador do Basel, como Milan (ITA) e Hertha Berlim (ALE).

Na temporada, Cabral soma 20 gols marcados em 16 partidas e ainda deu duas assistências. Até aqui, foram 91 jogos pelo Basel e 58 gols marcados, média de 0,6 gol por jogo.

Na seleção brasileira, o jogador que não teve espaço no Palmeiras de Felipão tem características diferentes das apresentadas pelos demais atletas convocados. Entre eles, Cabral é o jogador mais "de área" e que pode ser a presença ofensiva que Tite pode precisar em jogos que enfrenta defesas mais fechadas.

Cabral é bem avaliado pelo comissão técnica de Tite e a ideia agora é observar o centroavante de perto, tanto nos treinamentos quanto, posteriormente, nos jogos. A seleção brasileira enfrenta Venezuela, Colômbia e Uruguai pelas Eliminatórias nesta data Fifa.