A contratação de Giuliano, Renato Augusto, Willian e Roger Guedes elevou o nível técnico do setor de criação do Corinthians. Porém, esta maior qualidade tem cobrado seu preço, já que os quatro não estão em suas melhores condições físicas —além disso, os três primeiros têm mais de 30 anos de idade. Um dos principais problemas encontrados pelo técnico Sylvinho é dosar esta experiência sem comprometer o lado físico.
No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte —com os jornalistas Isabella Ayami, Milly Lacombe, Marluci Martins e Rodolfo Rodrigues— os comentaristas debateram como Sylvinho pode encontrar o equilíbrio entre a qualidade técnica dos veteranos com o melhor preparo físico dos atletas mais jovens do elenco alvinegro.
"O Corinthians ganhou muito em qualidade de toque de bola com Giuliano, Renato Augusto, Willian e Roger Guedes, mas ainda acho que há um problema na parte física. Com o Roni, o time rendia até um pouco mais. O Gustavo Mosquito, quando entra, tem uma participação muito boa. O Corinthians deu uma acelerada para tentar colocar esses reforços e conseguir resultados imediatos, mas eles ainda não estão 100% fisicamente. Os jovens que entram acabam rendendo um pouco mais", afirmou Rodrigues.
Para Marluci, ter veteranos no time está longe de ser um problema, porém, é necessário saber como mesclar com o vigor da juventude. "Quando se pensa nos jogadores cascudos, é sempre uma preocupação. Hoje [ontem], o Sylvinho colocou o Gustavo Mosquito, que tem 24 anos. Visivelmente, ele conseguiu dar gás ao seu time. Quando o treinador é inteligente e tem peças para mexer, vale a pena ter uma média de idade alta. Eu não abriria mão desses veteranos. Saberia dosar a experiência com a juventude. Quando um jogador é bom e se cuida, consegue correr menos, preencher espaços e o desgaste não é grande", avaliou, citando o gol marcado por Mosquito, que definiu o empate por 2 a 2 com o Red Bull Bragantino.
Rodrigues acredita que Sylvinho ainda levará um tempo para encontrar este equilíbrio. Por isso, o colunista vê o Corinthians "pronto" apenas para a próxima temporada. "É uma questão complicada. Ao mesmo tempo em que você precisa colocar esses jogadores mais experientes, tem uma molecada voando. É um problema difícil para o Sylvinho colocar os quatro reforços jogando juntos. O Corinthians precisa de um tempo para melhorar e se entrosar, mais pensando em 2022 mesmo. Vai demorar para esse time encaixar", comentou.
Marluci acha que Sylvinho tem condições de achar a melhor solução e valorizar ainda mais o trabalho dos veteranos do elenco. "Essa média de idade avançada vai funcionar se o treinador souber tirar o melhor de cada um desses jogadores e fazendo um esquema que não sobrecarrega ninguém. Acredito que o Sylvinho tem inteligência para manter esse time jogando em alto nível, apesar da idade avançada de alguns atletas. Você não pode abrir mão da experiência", finalizou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.